Abrir a própria clínica é uma tarefa que exige conhecimento além da medicina. Os profissionais precisam de muito planejamento e espírito empreendedor para fazer o negócio funcionar. Conversamos com especialistas para entender como ser um médico empreendedor.
O profissional que decide empreender precisa combinar o conhecimento técnico em medicina com o empresarial. Desta forma, o médico precisa se preparar e estudar conceitos sobre gestão financeira, negócios e empreendedorismo para estruturar a abertura da clínica e administrar os recursos. “É importante saber os custos envolvidos em ter um negócio próprio e possuir conhecimento suficiente para fazer uma boa gestão das finanças e atender por conta própria”, diz Lilian Cidreira, CEO da Future Minds Consultoria.
Antes de abrir o consultório, é fundamental fazer uma pesquisa e avaliar o local adequado para o segmento que o médico atua e se vai mesclar atendimento de consultório com hospitalar. Segundo Cidreira, a opção de bairro mais barata pode não ser a melhor alternativa para atrair o público-alvo. “A avaliação do local não pode ser feita simplesmente pelo preço, mas o espaço deve ser coerente com o segmento que o profissional atua”, destaca.
Outro passo importante é analisar os custos do negócio, como aluguel, contratação de funcionários, luz, água, internet, materiais e equipamentos necessários para desenvolver a atividade. Com isso, é possível ter uma estimativa de quanto precisa ganhar por mês para conseguir pagar as despesas e ter um negócio rentável.

“Gerenciando bem os recursos o médico pode atrair pacientes e conseguir manter a estrutura rentável. Caso não haja uma boa gestão desses recursos, o profissional pode correr o risco de gastar mais do que poderia e consequentemente ter problemas”, explica Cidreira.
Se o profissional ainda não tem nome conhecido na área, é recomendado iniciar com uma estrutura mais enxuta para ter um gasto menor até fazer o negócio caminhar. Procurar locais mobiliados ou dividir a clínica com outra pessoa também pode reduzir as despesas.
Como atrair pacientes?
Quando o profissional detém conhecimento para gerenciar seu negócio, é essencial estudar estratégias de marketing para divulgar a clínica e atrair pacientes. Utilizar as redes sociais e interagir com os seguidores disponibilizando dicas, são mecanismos que podem atrair pessoas. Além de ter um consultório agradável, confortável e oferecer atendimento humanizado aos pacientes.
Atualmente, as pessoas são bombardeadas com muitas informações e facilmente conseguem encontrar referências na internet. Desta maneira, o médico precisa ter boas indicações dos pacientes. “Quem não é visto, não é lembrado. Ter capacidade de se relacionar com os pacientes via redes sociais e e-mail, para trocar informações, faz a pessoa lembrar de você e indicar o seu serviço”, afirma Luciana Tegon, master coach e sócia-diretora da Consultants Group by Tegon.


















