Uma das fases mais importantes na carreira médica, a residência é a oportunidade perfeita para construir uma boa rede de contatos com outros profissionais da área e com pacientes. Terminar este período com reconhecimento no mercado de trabalho é uma boa forma de iniciar a carreira e conquistar a confiança das pessoas.
“Na área médica, necessita-se de um alto grau de confiança, responsabilidade e ética na relação médico-paciente. Esses são os pontos de maior importância para o profissional observar. Cuidar bem da apresentação e postura pessoal, demonstrar segurança e firmeza na condução de um atendimento e ser criterioso com compromissos dão destaque ao profissional”, comenta Sonia Garcia, consultora de Recursos Humanos.
Para Ruy Leal, superintendente do Via de Acesso, empresa de capacitação profissional, é fundamental que o médico tenha enraizado o profissionalismo, humanidade, disciplina e dedicação ao trabalho. “Tenha como foco essas questões que demonstram o caráter de uma pessoa e tendem a ser reconhecidos durante toda a sua vida. Crie objetivos de carreira e planeje as suas aspirações profissionais”, aconselha.
O que fazer para se destacar no início da carreira médica?
A residência é o momento de colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante a graduação e mostrar estar envolvido com a função desempenhada, com curiosidade e responsabilidade. Assim, ao término do estágio, as chances de se ter uma rede de pacientes e de outros profissionais da saúde bem consolidada aumentam. “Além disso, há a questão da tecnologia, que avança em passos largos. É fundamental estar antenado com as novidades do segmento e buscar sempre por atualizações”, ressalta Leal.
“Os professores possuem uma riqueza de conhecimento, que deve ser conservada como fonte de referência para a vida profissional futura. Aproveite para trocar informações e esclarecer todas as dúvidas que possam existir. Ao demonstrar interesse, é possível obter boas recomendações profissionais”, pondera Garcia.
Cultivar um bom relacionamento interpessoal com a equipe de trabalho e com os pacientes te ajudará a ter destaque em indicações futuras. Outra dica da especialista é ter uma agenda bem catalogada e também manter contato com os colegas de classe. “Cada um tomará um rumo profissional diferente, mas trocas importantes poderão ocorrer se essa comunicação for mantida”, acrescenta.

Networking: uma boa rede de contatos faz a diferença
Ter uma boa rede de contatos é imprescindível no início da carreira. Ao empregar a ética, a responsabilidade e a humanidade, você passa a ser reconhecido como um bom profissional pela parte mais importante, os pacientes. “Demonstre humanidade e interesse por eles. Use uma linguagem clara e não tão técnica para se fazer compreender. Saber ouvir é importante para um bom nível de interpretação do diagnóstico. Em uma carreira médica, é primordial mostrar-se proativo, interessado, colaborador e sempre atualizado”, salienta Garcia.
Outro ponto importante para o sucesso na profissão é trabalhar o equilíbrio emocional. “Tenha cuidado ao lidar com situações que exijam firmeza, diante de pacientes e demais níveis dentro do seu local de trabalho. Cultue a organização, pois todos os dados de uma rotina médica são extremamente importantes. E tenha muita cautela com informações e comentários que possam gerar interpretações equivocadas”, conclui Garcia.
Leia outras matérias semelhantes:


















