Estabelecer objetivos para expandir os horizontes e garantir o desenvolvimento do negócio é parte do trabalho dos médicos empreendedores. Muitos gestores, no entanto, têm dúvidas de como definir metas para a clínica.
De acordo com Edson Barbero, professor de empreendedorismo e membro do conselho curador da Fecap, a ciência ensinou que quando os seres humanos têm clareza do caminho que devem seguir e objetivos definidos, existe mais engajamento no trabalho para atingir as metas.
“Mais do que apenas fazer uma tarefa, quando há definição dos objetivos, as pessoas tendem mais facilmente a se enxergar como desenvolvedores de projetos em busca de algo maior, dando sentido ao caminho traçado no cotidiano da organização. É por isso que a determinação de metas é tão importante. Uma empresa que só vive o seu dia a dia sem ter clareza sobre onde vai, não se desenvolve e não aprende”, afirma.
Como definir metas para 2021
Estabelecer as metas para a sua clínica não é um bicho de sete cabeças, mas lembre-se que elas devem ser realistas e possíveis de alcançar com os recursos disponíveis no momento.
O primeiro passo é refletir sobre onde a empresa deseja chegar, quais os objetivos e os caminhos para alcançá-los. Além disso, é fundamental fazer uma avaliação do mercado.
“É importante estabelecer as metas de estruturação no curto prazo, ou seja, que garantem a sustentabilidade. No médio e longo prazo, focar no crescimento do segmento”, diz Cleber Zanetti, do MBA em Gestão Financeira da IBE Conveniada FGV.
Simone Millan, consultora e gestora do projeto de Saúde do Sebrae/PR, sugere criar de um a três objetivos para cada área do negócio de acordo com os prazos estipulados. Por exemplo:
1 – Finanças no curto prazo: aumentar o capital de giro;
2- Recursos humanos no médio prazo: contratar novos funcionários;
3- Infraestrutura no longo prazo: ampliar a clínica com reforma do espaço físico ou abrir uma nova unidade;
“Não podemos elencar um número muito grande de metas, porque a chave para a realização é a priorização. Se não tiver foco, a empresa vai desperdiçar recursos e energia para não realizar nada. Priorizar as ações faz com que a equipe realmente eleja aquelas que são mais importantes e a atenção será maior durante o processo de realização”, destaca.
Para auxiliar os gestores nessa jornada, Millan recomenda a técnica 5W2H, que apesar do nome estranho, trata-se apenas um checklist de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desempenhadas por todos os colaboradores. Dessa forma, fica mais fácil organizar as ações que culminaram nas metas definidas. Veja como funciona a seguir.
A iniciais da sigla em inglês significam:
- 5W: what (o que será feito?), why (por que?), where (onde?), when (quando?) e who (por quem?);
- 2H: how (como será feito?) e how much (quanto vai custar?).
Veja como alcançar as metas
Com o dia a dia atribulado dos médicos gestores e os obstáculos que, eventualmente, podem surgir, as metas podem ficar na gaveta. A dica para alcançá-las e não deixar a peteca cair na primeira dificuldade é documentar os objetivos, montar um planejamento estratégico e fazer o acompanhamento constante para reavaliação das táticas.
Segundo Barbero, é interessante criar indicadores de desempenho para mensurar os resultados até determinado período. No entanto, o professor alerta que as metas não devem ser tratadas como um fardo para os colaboradores, sob ameaça de “punição” caso o resultado não seja o almejado.
“Os objetivos devem ser encarados como aprendizado e estímulo para conquistar performances elevadas, possíveis e resultados surpreendentes”, diz.
Na avaliação de Barbero, para quebrar esse paradigma, é recomendado realizar o que ele chama de sessões de aprendizado.
“Ao fim de um certo ciclo, por exemplo, um mês, estabelece-se um controle para verificação dos objetivos e uma discussão aberta, transparente, sem buscar culpados do por que determinado objetivo ainda não foi alcançado e quais os meios de, juntos, tornarem possível a conquista da meta. A empresa, portanto, deve determinar objetivos e estabelecer rotinas de acompanhamento para alinhamento de estratégia”, conclui.