Quem for a Santos, no litoral paulista, verá que o número de bicicletas nas ruas da cidade aumentaram. Mais modernas e na cor verde, as 370 bikes com inscrição “Mude 1 Hábito” foram disponibilizadas à população por meio do projeto Bike Santos, que conta com patrocínio exclusivo da Unimed Santos. O resultado da parceria do estado com uma cooperativa são mais opções de lazer para os moradores da cidade, além do aumento da qualidade de vida.
“Acreditamos que o uso da bicicleta também tem o aspecto positivo de aproximar o morador do lugar onde vive. O ir e vir livremente transforma o olhar e a relação com o lugar. A iniciativa é importante para a cidade e também para a Unimed Santos.”, comenta o diretor de Mercado da Unimed Santos, Ivan Akaoui Vianna.
As bicicletas estão distribuídas em pontos diferentes da cidade, em estações inteligentes. Para utilizá-las, basta baixar o aplicativo ou usar o cartão de transporte público da cidade. A intenção é oferecer uma opção de transporte sustentável, saudável e não poluente para a população.
Cooperativismo: um trabalho que impacta a população
O cooperativismo é um movimento que se fortalece em todo o mundo, por promover o bem-estar social daqueles que o integram e das comunidades onde está presente. Ao incluir a população, que é diretamente atingida neste processo, os resultados são ainda mais promissores.
Para o presidente da Unimed Santos, Claudino Guerra Zenaide, o impacto dessa parceria é muito positivo. “A Unimed Santos é bastante rigorosa no sentido de seguir os princípios cooperativistas. E o sétimo princípio fala da preocupação com a sociedade. Está no nosso DNA contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade. Com o Bike Santos, estamos oferecendo mais um serviço à cidade. Temos várias outras iniciativas de cunho social, como o Projeto Escola Unimed, que já formou mais de 500 alunos, preparando-os para uma atuação mais cidadã e oferecendo instrumentos para o ingresso no mercado de trabalho.”
O projeto, que estava à beira da extinção, pretende combater o sedentarismo da população e promover a prática de hábitos saudáveis, reduzir os engarrafamentos e a poluição ambiental nas áreas centrais das cidades e promover a humanização do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas.
Em dezembro, primeiro mês em funcionamento, 3.034 pessoas se cadastraram para fazer uso das bicicletas, e 28.501 viagens foram contabilizadas. “Andar de bicicleta é uma das atividades físicas mais completas, além de ser um exercício prazeroso, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Santos é uma cidade plana, com malha cicloviária de cerca de 40 quilômetros, o que favorece o uso da bicicleta”, ressalta Guerra.
As estações são alimentadas por energia solar e conectadas a uma central via wireless, o que permite o monitoramento das bicicletas em tempo real. Através do aplicativo ou do site, o usuário pode saber exatamente onde tem estações e equipamentos disponíveis.
Serviço acessível a todos
Para utilizar as bicicletas, são cobrados valores simbólicos. Todo o dinheiro arrecadado é revertido pela Serttel, empresa responsável pela manutenção do Sistema de Compartilhamento. O passe diário e de uso ilimitado custa R$ 5,00. Dentro de 24 horas, pode-se utilizar a bicicleta por, no máximo, 45 minutos por vez. Vencido esse prazo, a bicicleta deve ser devolvida, sendo que o usuário voltar a utilizar o sistema 15 minutos depois.
No passe mensal, o usuário paga R$ 10,00, e pode usar as bicicletas por 30 dias. A assinatura semestral, custa R$ 8,30 por mês, enquanto a anual sai ao custo reduzido de R$ 7,50, cobrados mensalmente. “O objetivo, no momento, é oferecer um serviço de alto padrão, e estamos conseguindo. As bicicletas e estações passam por constante monitoramento, para que estejam sempre em plenas condições de uso”, conclui Guerra.



















