Abrir espaço na agenda para praticar atividades físicas é dificuldade para muitas pessoas, e não seria diferente com profissionais da saúde. Neste caso, há o agravante da rotina atribulada por conta dos plantões e horários, muitas vezes, não convencionais.
No entanto, conseguir tempo para ter uma vida ativa é fundamental. “Isso é ainda mais importante para o profissional da saúde, que terá mais autoridade e mostrará para os pacientes na prática porque eles devem fazer atividades físicas. Convencer o outro pelo exemplo é uma potente ferramenta de persuasão”, diz o médico José Marques, especialista em Medicina do Esporte do Instituto Osmar de Oliveira.
Benefícios da atividade física para profissionais da saúde
Ressaltar os benefícios da prática contínua de exercícios nunca é demais, mesmo para quem já sabe disso por conta da formação.
“É sabido e descrito na literatura científica que o exercício físico previne doenças como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, artrite, artrose e mais uma dezena de patologias. Sabe-se que as ações preventivas são mais eficientes e menos custosa do que as relacionadas a tratamentos”, aponta o educador físico e coordenador técnico da Bodytech Pátio Paulista, Sandro Barone.
Além disso, praticar atividades físicas promove perda de peso, ganho de massa muscular e regulação do ritmo intestinal e do sono. “O exercício libera óxido nítrico, substância que age diretamente no sistema cardiovascular, ajudando na regulação do ciclo circadiano. Isso ajuda o indivíduo dormir melhor e, consequentemente, acordar com mais disposição”, explica a médica Silvia Lagrotta, especialista em Medicina do Estilo de Vida.
Os benefícios se estendem para o cérebro, o que é especialmente importante para profissionais da saúde, que trabalham sob constante pressão e também estão sujeitos a desenvolver estresse e transtornos de humor, como depressão e ansiedade.
Isso porque há, durante o exercício, liberação de hormônios como a endorfina – que melhora o humor, aumenta a disposição física e mental, melhora o sistema imunológico, a concentração e vida sexual – e serotonina, que traz bem-estar geral.
Como encontrar tempo para se exercitar
Apesar de parecer uma desvantagem, os horários pouco convencionais podem ser de grande ajuda ao aderir a uma rotina de exercícios.
Marques conta que, geralmente, aqueles que atuam na área da saúde são profissionais liberais que trabalham em diversos locais e, portanto, possuem certa facilidade de locomoção. “Isso pode funcionar a favor, pois, entre um local e outro, pode-se abrir brechas para a prática”, afirma.
Para que a tática dê certo, é preciso colocar as atividades físicas como prioridade. O Colégio Americano de Medicina do Esporte orienta que se pratique 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.
“Esse tempo pode ser dividido e adequado da maneira que o indivíduo se sinta mais confortável. Por exemplo, praticar uma hora e meia duas vezes por semana, uma hora três vezes por semana, meia hora cinco vezes por semana etc.”, recomenda Lagrotta.
Atitudes do dia a dia também são de grande valia. Barone ensina que evitar a utilização de escada rolante, descer um ponto antes ou um depois no ônibus – forçando uma caminhada a mais – e realizar mais tarefas manuais são caminhos válidos para ser uma pessoa mais ativa.
Seja qual for a atividade, o mais importante é que ela dê prazer – e este é o segredo para manter a prática regular. “Se você gosta de dançar, dance. Se gosta de pedalar, pedale. Faça exercício físico nos horários que seu corpo melhor responde. Há pessoas que preferem logo pela manhã, mas há quem prefira à noite”, comenta Barone.
Outra dica é praticar atividades perto de casa ou do trabalho, para maior assiduidade, ou contratar um personal trainer com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), que se adaptará à sua rotina.
Clientes da Seguros Unimed Saúde também dispõem do programa Cuidando de Perto, oferecido gratuitamente aos beneficiários portadores de doenças crônicas com complicações. Com ele, uma equipe multidisciplinar incentiva a adoção de bons hábitos, como alimentação saudável e prática de atividades físicas, via central telefônica.



















