Assine nossa Newsletter
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Seguros Unimed
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas

As organizações, a inovação e as pessoas

Gonzalo Vecina por Gonzalo Vecina
27 de junho de 2019
0
As organizações, a inovação e as pessoas
Share on FacebookShare on Twitter

Na medida em que o homem foi condenado a viver em sociedade, ele dependeu de um arranjo social para poder garantir sua existência e reprodução. Esse arranjo social necessita da existência de organizações. Estes são arranjos produtivos que garantem a produção de tudo que o homem necessita para viver e são governadas na sociedade moderna através da figura de uma macro organização que é o Estado. É o Estado que em nome da sociedade a governa e interfere em seu arranjo interno, regulando as organizações para garantir que se construa de acordo com a sua vontade (da sociedade) uma condição de bem-estar social.

Tudo isso imerso em diferentes modelos de gestão – democracia, ditadura e ideologias, capitalismo, socialismo, etc. Mas o que interessa agora são as organizações – elas são arranjos, ou seja, conjunto de recursos e conhecimentos, voltados para produzir algo necessário para a sociedade garantir sua condição de bem-estar social.

Necessário lembrar que estabelecer um equilíbrio entre as necessidades e os recursos disponíveis é fundamental e, portanto, a gestão realizada pelas organizações e a regulação de suas atividades pelo Estado estabelece uma tensão continua nas suas vidas.

Além disso, tudo está em continua transformação, pois novas necessidades aparecem e novos conhecimentos são gerados, o que implica em novas barreiras e/ou oportunidades. Assim, devido a essas transformações constantes no ambiente das organizações elas também são internamente transformadas. E é aqui que entra a necessidade de inovações – estas são necessárias para que se consiga anular ou minimizar as ameaças (externas) e as fraquezas (internas) e permitir que se aproveite as oportunidades (externas) e se maximizem as forças (internas) que garantirão a perenidade da organização. Sem inovação as organizações param no tempo, são rapidamente deterioradas e tendem a desaparecer.

É no ciclo da inovação que entra o papel de um dos recursos que compõe as organizações e que é critico na produção e incorporação de inovações. Na verdade, mais recentemente, inclusive, a recomendação é que não se fale em recurso, e sim que se destaque este elemento do restante dos insumos das organizações. Este insumo são as PESSOAS. Sim, são as pessoas que transformam as organizações, que desenvolvem novas competências e transformam a vida das organizações através das inovações – uma nova forma de fazer o que deve ser feito ou fazendo coisas novas que melhoram a vidas das pessoas na sociedade. A questão crítica, portanto, é como ter e manter pessoas que tenham a condição de inovar as organizações?

Com certeza não se esgotará esse assunto, mas se indicará os principais elementos. Assim, com certeza, tudo se inicia no ciclo de escolha das pessoas e como atrai-las e retê-las nas organizações. Provavelmente, o mais importante fator que traz as pessoas para as organizações é conhecer seu sistema de referências. Ou seja, saber o que ela pretende entregar para a sociedade, como vai fazê-lo e conseguir gerar valor que transforme seu produto em algo desejável e que, portanto, valorize o trabalho que se realizará. E que faça com que as pessoas que produzem esse valor se sintam realizadas e portanto motivadas a querer trabalhar e permanecer nessa organização.  Com certeza todos os grandes estudiosos da gestão são conformes em afirmar que o sistema de referência da organização – sua missão, sua visão, seus valores, ou seja, seus ‘o quês’ e seus ‘comos’ são críticos para que as pessoas que produzem se entusiasmem com o que fazem e busquem atingir e superar suas entregas.

No momento da escolha das pessoas o sistema de referências define a forma da escolha. Mas para reter as pessoas será necessário agregar outro componente vital. Como mantê-las ativas e querendo se superar continuamente?

Por melhor que se consiga selecionar pessoas no ambiente, para mantê-las na organização além do conjunto óbvio das condições de trabalho, do ambiente interno, ou seja, da presença dos ditos fatores higiênicos deve ser agregado conhecimento.

Certamente o fator mais importante na motivação das pessoas a quererem se superar no ambiente do trabalho é o conhecimento do que tem que fazer e como devem fazer. Essa é a tarefa mais importante da organização que deseja criar um ambiente inovador e que busca uma continua agregação de valor em suas entregas para o mercado.

Aqui cabem algumas considerações sobre como as pessoas são formadas e ingressam na vida das organizações. Não existe processo de formação acabado, ninguém se forma para trabalhar em uma determinada empresa. Por isso é cada vez mais importante que as empresas se envolvam com a permanente disposição de formar e reformar as pessoas que produzem suas entregas.

O setor de saúde devido ao seu complexo processo de produção e a variedade de profissionais envolvidos em suas entregas é um dos exemplos mais citados quando se quer realçar a importância de se manter um modelo de educação permanente. Deve-se ainda ressaltar a questão da segurança no processo assistencial que produz um desgaste contínuo nas pessoas. A possibilidade de ocorrerem falhas durante o atendimento que acabam por produzir dor e morte, criam um ambiente de contínuo estresse para o pessoal da saúde.

Não perca tempo falando mal do aparelho formador (que merece ser mal falado), crie condições para que a sua organização consiga ter seus colaboradores cada vez mais capacitados a entregar seus produtos com mais valor. Transforme a sua empresa em uma organização que produz conhecimento e inovação continuamente.

Leia mais:

O desenvolvimento da P&D&I em tempos difíceis
Tags: Colaboradores capacitadosInovaçãoInovarmotivaçãoOrganizaçõesretenção de talentosTalentosTrabalho em Equipe
Gonzalo Vecina

Gonzalo Vecina

Médico formado na FM Jundiaí em 1977, mestre em Administração pela EAESP/FGV em 1986. Professor assistente da FSP/USP desde 1988. Fundador e presidente da Anvisa de 1999 até 2003. Secretário municipal de Saúde de São Paulo em 2003/2004. CEO do Hospital Sírio-Libanês de 09/2007 até 01/2016. Atualmente, dedica-se a atividades docentes na USP, no mestrado profissional da FGV e participa de alguns conselhos – Conselho Consultivo da Cristália, do Horas da Vida, da Fundação Faculdade de Medicina da USP, Conselho da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Coautor, com Ana Malik, do livro Gestão em Saúde, da editora GEN, já na segunda edição. Participa de palestras e consultorias sobre gestão em saúde e P&D&I.

Veja também esses posts

Contramão

Contramão

14 de setembro de 2022
1.6k
Sincronização

Sincronização

12 de julho de 2022
1.6k
VARÍOLA DO MACACO – UM NOVO DESASTRE SANITÁRIO?

Varíola do macaco – Um novo desastre sanitário?

2 de junho de 2022
1.9k
antecipando o futuro

Antecipando o futuro

2 de junho de 2022
1.6k
Avançar post
Lições para uma liderança duradoura – VII

Lições para uma liderança duradoura – VII

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Prêmio Inova+Saúde: confira se sua Unimed é uma das finalistas

Prêmio Inova+Saúde: confira se sua Unimed é uma das finalistas

por Time Conexão
11 de agosto de 2025
0
1.6k

O Prêmio Inova+Saúde 2025 chega à terceira fase, com a divulgação dos finalistas. Criada pela Seguros Unimed e organizada com...

Seguradora do Sistema Unimed conquista prêmio de Excelência em Serviços ao Cliente

Seguros Unimed lança solução completa com foco em profissionais da saúde

por Time Conexão
18 de agosto de 2025
0
1.6k

Um contrato, uma fatura e uma solução que proporciona três tipos de cuidado. Essa é a essência do novo produto...

Conexão InvestCoop: ‘Seguimos preparados para os novos desafios do setor’

Conexão InvestCoop: ‘Seguimos preparados para os novos desafios do setor’

por Time Conexão
5 de agosto de 2025
0
1.6k

O impacto da taxação das exportações brasileiras, a inovação tecnológica na análise de crédito e o movimento de fusões e...

Confira as palestras dos especialistas da Seguros Unimed na Convenção Técnica

Confira as palestras dos especialistas da Seguros Unimed na Convenção Técnica

por Time Conexão
4 de agosto de 2025
0
1.5k

Representantes da Seguros Unimed já estão na primeira Convenção Técnica Unimed, que foi aberta na manhã desta terça-feira (04), no...


Ajuda

  • Perguntas Frequentes
  • informações Regulatórias

Mais informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade

Aplicativos

  • Super App
  • Playlist Gravidez

Canais de Atendimento

  • Ouvidoria: 0800 001 2565
  • SAC: 0800 016 6633 opção 6
  • Formulário Fale Conosco
  • Formulário de Ouvidoria

Unimed Seguradora S.A. 92.863.505/0001-06 Copyright @ 2001-2021

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • + Contéudos
    • Cooperativismo
    • Saúde
    • Inovação e Tecnologia
    • Espaço do Médico
    • Covid-19
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade

© 2018 Seguros unimed