O Conselho Federal de Odontologia (CFO), fortalece a campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids, intitulada como Dezembro Vermelho. A campanha foi instituída no Brasil, através da Lei nº 13.504/2017 com o objetivo de conscientizar a população para a prevenção e tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em virtude do Dia Mundial de Combate à AIDS, em 1° de dezembro.
Entre os anos de 1980 e 2022, foram identificados mais de 1 milhão de casos de AIDS no Brasil, e estima-se que cerca de 100 mil pessoas estejam infectadas sem diagnóstico.
Cirurgiões-Dentistas devem estar atentos aos sinais bucais associadas ao HIV, lesões como: úlceras, candidíase, leucoplasia e presença de HPV.
As medidas de biossegurança são fundamentais para se evitar a contaminação cruzada e para manter a saúde bucal dos pacientes já diagnosticados com o vírus da AIDS.
O Sistema Único de Saúde (SUS) determina o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde, e atenção integral ao paciente deve ser garantida a toda a população, incluindo as pessoas que vivem com HIV/AIDS.
A identificação das lesões características e encaminhamento para tratamento são fundamentais para a saúde integral do paciente. O cirurgião-dentista deve estar atento, acolher e orientar os pacientes colaborando com a melhora das condições bucais e gerais.


















