Mais de 6 mil pessoas foram impactadas pelas ações sociais da Seguros Unimed somente no primeiro semestre deste ano, em conjunto com instituições parceiras. As iniciativas fazem parte do compromisso da Companhia, que traz em sua essência a preocupação com a comunidade, um dos princípios do cooperativismo. Além de atender aos pilares do ESG, uma tendência mundial.
“Dos sete princípios cooperativistas, três se encaixam dentro da nossa atuação em responsabilidade social e no movimento ESG: educação, formação e informação; intercooperação; e compromisso com a comunidade”, disse Pedro Nabuco, superintendente de Estratégia, Pessoas, Processos e Projetos da Seguradora. “Cuidar de pessoas está em nosso DNA”, completou.

Solidariedade
Fevereiro foi marcado pela tragédia no Litoral Norte de São Paulo, onde a Seguros Unimed teve apoio da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes) na entrega de doações às famílias afetadas. No mês seguinte, foi realizada a doação de equipamentos de informática — desktops, monitores, mouses e teclados — à instituição, que promove cursos de formação técnico-profissional para jovens a partir de 15 anos.
Já a ação “Compartilhe o bem” foi desenvolvida simultaneamente com a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, no qual os colaboradores foram incentivados a doar roupas e alimentos no dia de receber a imunização anual. Todas as doações foram encaminhadas à Obra Social da Achiropita, que atende diariamente 270 pessoas em situação de rua na capital paulista.

Troca de aprendizados
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho, Seguros Unimed e Unibes organizaram a “Ação de Voluntariado – Meio Ambiente”. Nela, 120 crianças atendidas pela ong participaram de oficinas de plantação e cultivo de alimentos; e aprenderam sobre o descarte adequado dos resíduos, com voluntários da Companhia. A Seguradora também doou 17 lixeiras para incentivar a coleta seletiva no local.
“Ação emocionante, cheia de afeto e abraços. Fomos com a missão de multiplicar conhecimento e voltamos com o coração aquecido de muito amor e aprendizado. Essa troca de experiência me permitiu exercitar ainda mais a empatia e a sensibilidade. Agradeço muito a Seguros e aos colegas voluntários por vivenciar este momento”, declarou Aretha Rodrigues de Oliveira, coordenadora de Qualidade da Companhia.
Fazer o bem o ano todo
Para o segundo semestre, a Seguradora do Sistema Unimed tem as seguintes campanhas sociais previstas: de doação de sangue; de inverno, com arrecadação de cobertores; de Dia das Crianças, com atividades lúdicas aos pequenos da Unibes; e de Natal, que foca em angariar brinquedos para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social atendidos pelas instituições parceiras.

















