
Dezenas de pneus, roupas, televisão, móveis, rede de pesca, materiais de construção e até uma bicicleta de academia foram alguns dos materiais retirados do leito e margens dos ribeirões nos bairros da Velha e Garcia, e no rio Itajaí-Açu, no último dia 25 de março. A ação faz parte do “Nosso Rio”, promovido pela Unimed Blumenau.
“Nossa ambição é levar esse movimento para outras cidades da região, que também entendem a importância do rio e conectar o trabalho de limpeza com ações educativas”, declarou Edson Pedro da Silva, diretor presidente da Singular e um dos coordenadores da iniciativa, que teve o apoio de voluntários atuando simultaneamente nos três pontos.

Durante a segunda edição do “Nosso Rio”, os grupos percorreram as margens, entraram na água e contaram com o apoio de barcos, jet skys e stand up paddles. No bairro Progresso, voluntários da ONG Amigos da Natureza, que cuida do ribeirão Garcia desde 2015, se juntaram ao mutirão de limpeza.
A ação durou quase quatro horas e os resíduos foram encaminhados para o aterro sanitário pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e Racli Limpeza Urbana, que organizaram o trabalho de recolhimento e destinação. Na edição anterior, em setembro do ano passado, o mutirão recolheu aproximadamente 3,5 toneladas em apenas uma manhã.

Apoio
Também participaram do “Nosso Rio”: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar; secretarias municipais de Assistência Social e do Meio Ambiente e Sustentabilidade; Blumenau a Bordo, Clube Náutico América e Clube dos Gincaneiros; e as ongs Água Conecta, Pegada Verde, Amigos da Natureza e Greenpeace. As empresas Avplas Embalagens, Altenburg, Rede Cooper e Grupo Breitkopf apoiaram.


















