
O 19º Simpósio das Unimeds do Estado de Santa Catarina (SUESC) abriu o calendário oficial do Sistema Unimed, no último dia 5, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. Com temática “As novas regras do jogo”, o encontro debateu assuntos fundamentais, como custos assistenciais e desperdícios; mercado de planos de saúde; e novas demandas da assistência médico-hospitalar.
“Estamos em pleno crescimento de custos assistenciais com terapias seriadas na Seguros Unimed e acredito que também no mercado, por isso é necessário que tenhamos cautela para qualquer nova alteração neste comportamento da carteira”, disse Helton Freitas, presidente da Seguradora, durante sua apresentação, que focou no tema “A Saúde privada e seus desafios”.
Na oportunidade, ele reforçou como o sistema de saúde é um pilar das sociedades democráticas, ressaltando sobre os modelos de organização; o diferencial dos planos de saúde, que priorizam a necessidade de seus beneficiários; o atual cenário do setor nacional; os desafios regulatórios; a formação de grandes redes; e o impacto da tecnologia, tanto na saúde pública, quanto na particular.
“Nunca o mundo terá tecnologias prontas para saciar 100% as necessidades da saúde suplementar”, enfatizou Freitas, ao ressaltar que os recursos sempre serão escassos, pois a demanda na área é “infinita”. “Precisamos, cada vez mais, de qualificação e, principalmente, intercooperação a serviço da saúde integral e sustentável”, destacou o presidente da Seguros Unimed.

Intercooperação
A Investcoop Asset Management contou com um estande exclusivo, reunindo seu time de especialistas com sólida experiência no mercado financeiro e segurador no Suesc. Foi uma oportunidade de os participantes conhecerem de perto o que a gestora de recursos da marca pode oferecer para atender às necessidades das Unimeds.
Palestrantes
A programação também teve apresentações de Adelson Chagas, presidente da Unimed Participações; Alberto Gugelmin, presidente da Unimed do Estado de Santa Catarina e diretor de Mercado e Novos Negócios da holding; Gerson Laurito, presidente da Unimed Campinas; José Luis Crivellin, presidente do Conselho de Administração da Unimed Rio Preto; e convidados de organizações que atuam na saúde suplementar.















