Transformando as formas de comunicação, agilizando processos e reduzindo distâncias, a tecnologia mudou a maneira como nos relacionamos e executamos atividades diárias. Dessas mudanças, surge um enorme leque de oportunidades que pode (e deve) ser aproveitado também pelos profissionais da saúde.
“Hoje, o movimento em tecnologia vem não para tomar o espaço dos profissionais da saúde, mas para fornecer ferramentas que otimizem a rotina de trabalho, melhorem a experiência do paciente e humanizem o atendimento”, defende Pedro Calvo, CMO do iMedicina.
As possibilidades são muitas e podem estar presentes em diversas áreas do cotidiano médico: do agendamento ao atendimento, da gestão financeira ao pós-venda. “As ferramentas trazem comodidade, eficiência, controle e qualidade de atendimento. Elas criam melhores experiências de uso em todas as fases da jornada do paciente e dos profissionais de saúde”, defende Leonardo Dominguez Dias, gestor de startups do Cietec.
Confira, então, algumas tendência na área de tecnologia que podem impactar positivamente a prática médica.
1) Sistemas de gestão
Em meio a uma rotina corrida de trabalho, quem cuida de uma clínica ou consultório ainda precisa encontrar tempo para fazer a gestão adequada do local. Nesse sentido, ferramentas que otimizem processos podem facilitar – e muito – a execução dessas tarefas. “A melhor maneira de tomar boas decisões é a partir de dados. E as ferramentas de gestão podem ajudá-lo a fazer escolhas mais assertivas para o consultório”, explica Calvo.
Seja na hora de organizar o fluxo de caixa, fazer previsões de gastos, administrar a agenda ou organizar as informações de pacientes, essas funcionalidades podem ajudá-lo a ganhar tempo e melhorar resultados.“As ferramentas de gestão tornam a administração do cotidiano mais controlada e até geram insights. A partir delas, é possível entender, por exemplo, se existe oportunidade para crescer, realizar outros tipos de procedimentos ou compor atendimento com outros profissionais da saúde”, afirma Dias.
2) Prontuário eletrônico online
Com possibilidade de aumentar a agilidade e assertividade do atendimento, o prontuário eletrônico online, ou seja, com armazenamento na nuvem, facilita o registro e acesso às informações do paciente. “Essa tecnologia é muito mais segura e permite que o profissional tenha acesso aos dados dos pacientes de qualquer lugar, usando qualquer dispositivo”, explica Felipe Lourenço, co-founder & CEO do iClinic e especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP).
3) Dispositivos móveis
Cada vez mais inseridos no cotidiano das pessoas, os dispositivos móveis podem trazer uma série de possibilidades à prática médica.
Por meio de aplicativos e dos chamados dispositivos “wearable” ou “vestíveis” (como relógios e pulseiras com mecanismos de detecção inteligente), fica mais fácil fazer o monitoramento contínuo de sinais de saúde. “Com os dispositivos, o médico consegue ter uma visão mais completa do tratamento, garantindo um plano de ação mais efetivo para o paciente”, explica Lourenço.
Quer um exemplo? Imagine que um cardiologista recomendou caminhadas constantes a um paciente. “Com os dados de um dispositivo, o médico pode acompanhar a quantidade de passos, as calorias gastas, a frequência cardíaca e realmente ter certeza de que o tratamento está sendo seguido”, completa o profissional.
4) Ferramentas de relacionamento
Nunca houve tantos canais de comunicação possíveis para otimizar processos do dia a dia: antes, durante e depois do atendimento. As opções são inúmeras: hoje, é possível, por exemplo, facilitar o agendamento de consultas com ferramentas online, diminuir o índice de faltas por meio de lembretes automatizados e entender o que o paciente achou da consulta a partir envio automático de uma pesquisa de satisfação ao seu email.
É possível também programar notificações para perguntar ao paciente algumas semanas depois da consulta como ele está se sentindo ou lembrá-lo de retornar ao consultório um ano depois para repetir uma consulta preventiva. “Essas automações podem tornar o pre e o pós-atendimento mais eficientes e humanizados. Com os pacientes se sentindo mais valorizados e seguros em relação ao trabalho do profissional, o consultório ganha em resultado”, coloca Calvo.
5) Canais de presença online
A tecnologia também possibilita que o profissional utilize uma série de canais para alcançar seu público-alvo. Sempre respeitando as regras para a publicidade médica, é possível utilizar sites, blogs e redes sociais para produzir conteúdo que se relacione com os seu pacientes – e sem gastar muito para isso.
“Os médicos podem – e devem – aproveitar todas as vantagens das redes sociais e redes de pesquisa para se posicionarem como referência em suas áreas. Essa presença digital é fundamental para atrair novos pacientes”, coloca Lourenço.
O marketing de conteúdo, por exemplo – estratégia de divulgação na qual o profissional se propõe a produzir conteúdo de qualidade -, se consolida como uma importante ferramenta de comunicação. “Há muita informação disseminada pela internet e, nem sempre, ela é confiável. Por isso, ao gerar o próprio conteúdo, o médico pode se comunicar melhor com os pacientes e também fazer seu trabalho se destacar”, conclui Calvo.