Plantões de 12, 24 e até 36 horas são rotina entre os profissionais de saúde que atuam em hospitais. Enquanto alguns são mais corridos, outros permitem alguns períodos de pausa – que podem ser usados para descansar corpo e mente. Por que não aproveitar esses momentos para colocar as leituras em dia e, de quebra, aprimorar-se como profissional?
Confira abaixo 5 livros indicados por especialistas que tornam os plantões menos cansativos:
1 – Saúde e espiritualidade
Autor: Paulo Celso Nogueira Fontao
Editora Martinari e Faculdade Santa Marcelina (FASM)
Elaborado com a participação de alunos do curso de Medicina da FASM de diferentes religiões, o livro tem como missão abordar de forma estruturada o lado espiritual do ser humano – isso auxiliaria na formação de médicos que abordam esse lado em toda a sua complexidade, fomentando a prática de uma medicina baseada na pessoa. “Ele propõe uma reflexão sobre a união dos paradigmas do corpo, da mente e da espiritualidade”, diz Simone de Campos Vieira Abib, coordenadora do curso de Medicina da FASM. Independentemente de sua religião, vale a leitura para compreender melhor a influência da espiritualidade na vida dos pacientes e na maneira de lidar com eles.
2 – Incansáveis
Autor: Maurício Benvenutti
Editora Gente
Já reparou como o planeta está mudando rapidamente? As inovações estão alcançando todos os setores da economia, e isso também pode afetar a maneira que os negócios na área da saúde são realizados. Embora não escreva especificamente sobre este setor, o autor aborda como uma nova geração de empreendedores enfrenta sem medo as grandes empresas, mostrando como os negócios são criados hoje em dia. “O leitor terá a oportunidade de acompanhar a experiência do autor em ter participado da construção de uma empresa bilionária e de conviver diariamente com talentos do mundo inteiro para mostrar o futuro que muitos não aceitam”, diz Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC).
3 – Como fazer amigos e influenciar pessoas
Autor: Dale Carnegie
Editora Nacional
Neste best seller – que vendeu mais de 30 milhões de exemplares no mundo todo –, Carnegie aborda técnicas simples para aprimorar seus relacionamentos interpessoais. “Ele pode fornecer ferramentas para ajudar o médico a melhorar seu networking com outros profissionais de saúde, além de gerar habilidades e atitudes que aperfeiçoam a relação médico-paciente. Estes dois fatores são fundamentais para uma carreira bem sucedida”, defende Roger Ancillotti Filho, médico, coach e consultor de carreira para médicos e estudantes de medicina.
4 – De Quem é a Vida, Afinal?
Autora: Ingrid Esslinger
Editora Loyola
Médicos e enfermeiros precisam lidar com a vida e a morte todos os dias. Esslinger divide este peso com o leitor, mostrando as angústias e dúvidas das pessoas que convivem em um ambiente hospitalar nos momentos em que se relacionam com a morte de maneira tão próxima. Com histórias de personagens, a autora abre discussão para temas como cuidados paliativos, bioética, luto antecipatório e dignidade no processo de morte, mostrando que o fim da vida é tão natural quanto ela própria. “É uma leitura que amplia o horizonte de percepção da vida, do papel do médico e dos valores humanos”, comenta Abib.
5 – A Elite Do Coaching No Brasil
Coordenação editorial: Sulivan França (e 32 coautores)
Editora: Quality Mark
Cresce no Brasil a procura por profissionais de coaching, que auxiliam as pessoas na busca por autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências. Neste livro, França reuniu relatos e vivências de diversos profissionais da área. Com isso, busca-se dar ferramentas para que o leitor encontre soluções para seus próprios questionamentos, fazendo com que ele descubra novas perspectivas de desenvolvimento e transformação. “O livro apresenta a aplicação do coaching na superação de desafios pessoais e do mundo corporativo, fazendo com que o leitor possa correr atrás de uma alta performance e resultados”, finaliza França.