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Home Gestão e Finanças

5 indicadores de desempenho para clínicas e consultórios

Time Conexão by Time Conexão
13 de outubro de 2021
0
5 indicadores de desempenho para clínicas e consultórios

Médica negra sorridente com tablet na mão olhando para a câmera sobre um fundo azul com bordas amarelas.

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Tempo de leitura: 2 minutos(Atualizado em: 13 de outubro de 2021)

Acompanhar métricas de desempenho faz parte da gestão das clínicas e consultórios e é uma atividade essencial para promover a melhoria contínua tanto dos serviços prestados quanto dos resultados financeiros. Esse monitoramento é feito por meio de indicadores de desempenho, que devem ser definidos de acordo com os objetivos estratégicos de gerenciamento.

O ciclo da melhoria contínua é uma ótima metodologia para estabelecer os indicadores-chave de desempenho (ou KPIs — Key Performance Indicators) mais adequados à realidade do seu negócio. O processo envolve quatro etapas: planejar, executar, checar e agir.

Sendo assim, os gestores devem elaborar um planejamento estabelecendo as metas que a organização pretende atingir, considerando sua missão, visão, valores e, também, suas forças e fraquezas. Esse planejamento deve resultar em um plano de ação, que será executado na sequência e que, como o próprio nome diz, define as ações necessárias em todas as frentes do negócio para atingir os resultados previstos.

O plano de ação deve ser monitorado de forma objetiva. É aí que entram os indicadores-chave de desempenho, que devem ser capazes de demonstrar se as atividades estão sendo executadas conforme o planejado. Por essa razão, os KPIs devem ser definidos em conjunto com o planejamento, pois, assim, passam a ser instrumentos estratégicos da gestão.

As análises geradas pelos indicadores, por sua vez, vão orientar as ações de melhoria que devem ser promovidas e dar suporte ao planejamento do novo ciclo, sempre buscando o aprimoramento contínuo. Embora as métricas de desempenho sejam muito específicas para cada negócio e objetivo, é fato que há um conjunto de situações que devem ser monitoradas na área da saúde, abrangendo questões financeiras, operacionais, de qualidade e de satisfação.

Padronização é indispensável

Para acompanhar o desempenho a longo prazo de forma efetiva, os indicadores precisam ser bem definidos e padronizados. Ou seja, além de vincular os KPIs ao planejamento, é necessário estabelecer critérios para que os dados sejam gerados de forma consistente. Entre os aspectos que devem ser observados na padronização é importante saber:

  • quais indicadores serão adotados;
  • os objetivos específicos de cada indicador;
  • de que forma esses dados serão coletados;
  • como serão feitos a apuração e o cálculo dos resultados;
  • qual a periodicidade das análises.

Ao utilizar os indicadores de desempenho de forma bem estruturada, os resultados serão mais confiáveis e os processos de melhoria terão maior efetividade. Além disso, os KPIs podem auxiliar gestores a administrarem a demanda reprimida prevista para o setor.

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Tags: clínicas e consultóriosdesempenhoindicadoresmétricas
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