Com uma iniciativa inovadora para facilitar o reconhecimento e a atuação resolutiva nas intercorrências durante o período gestacional das clientes, a Unimed Vitória conquistou o prêmio de melhor case na trilha Epidemiologia, do Inova+Saúde 2016.
O projeto “Uso do coaching em saúde na coordenação do cuidado de gestantes no Programa Viver Bem” foi apresentado pelo gestor médico de Atenção e Inovação em Saúde, Dr. Paulo Magno do Bem Filho. A iniciativa abordou um grupo de mulheres com orientações, de acordo com o período gestacional, acerca dos fatores de risco e doenças existentes, proporcionando uma interface online (chat) para esclarecimentos gerais. A satisfação das pacientes assistidas pelo projeto foi de 100%.
Para esse projeto foi utilizada uma ferramenta de mapeamento de risco individual e de gestão de saúde das gestantes, criando uma relação personalizada entre o coach em saúde e a paciente. “Dessa forma, geramos corresponsabilidade pelo cuidado e incentivamos o cumprimento de ações até o desfecho traçado”, explica Paulo.
Jurado da categoria, o médico Luís Fernando Rolim Sampaio destacou o uso de novas tecnologias de informação e comunicação como o grande diferencial do case da Unimed Vitória. “Os principais critérios que usamos na avaliação das experiências foram a inovação e a replicabilidade por outras Unimeds. Com frequência, as instituições promovem inovação do cuidado em saúde valendo-se de tecnologias antigas. A Unimed Vitória utilizou-se do smartphone e da chamada internet das coisas para prover um cuidado efetivo, oportuno e de qualidade. Esse é o futuro. É muito importante demonstrar, na prática, que isso já está ocorrendo no Sistema”.
A Unimed Vitória e as outras duas Singulares vencedoras, Guarulhos e Nordeste RS, nas trilhas de Marketing e Sustentabilidade, respectivamente, serão premiadas com uma viagem para o Garfield Innovation Center – Kaiser Permanente, o maior centro de inovação da área de saúde dos Estados Unidos, na Califórnia.
Ações de inovação
Confira os outros cases de Epidemiologia que foram finalistas do prêmio:
O case da Unimed Bauru “Maio Amarelo”, implantado para prevenir acidentes de trajeto entre os colaboradores, foi apresentado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho do Hospital Unimed Bauru, Edson Jatti de Carvalho Júnior.
O Superintendente Administrativo-Financeiro, Fernando Coelho Neto, apresentou o case “Painel de Saúde nas Empresas”, da Unimed Belo Horizonte. A ferramenta contribui para a cogestão do plano de saúde, fortalecendo o relacionamento com os clientes corporativos.
A médica cooperada e coordenadora do Comitê de Melhoria Contínua da Unimed Guarulhos, Andrea Keiko Gushken, defendeu o case “Melhoria dos cuidados aos portadores de diabetes mellitus”.
A médica cooperada e coordenadora do Comitê de Melhoria Contínua da Unimed Guarulhos, Andrea Keiko Gushken, defendeu o case “Melhoria dos cuidados aos portadores de diabetes mellitus”.
Edição 2017
A próxima edição do Prêmio Inova+Saúde contará com novas categorias, ampliando as oportunidades de participação e reconhecimento das Unimeds. Em breve, divulgaremos os detalhes para que nossas coirmãs compartilhem as suas melhores experiências. Aguarde!