Com o tema Design Thinking, a Unimed Sorocaba deu início ao primeiro treinamento do Programa Inovação Satélite (PIS). A atividade foi promovida em regime de imersão pelo Núcleo de Inovação da singular e realizada, em uma das salas de aula da Fundação Ubaldino do Amaral (Jornal Cruzeiro do Sul). Participaram 26 pessoas, entre cooperados e colaboradores, selecionadas entre as 104 que se inscreveram.
As atividades do PIS prosseguem nestas quinta e sexta (28 e 29), com Scrum e Kanban para Times; e em 25 e 26 de novembro, com Criatividade e Apresentações, no mesmo local. Todo o treinamento é acompanhado e apoiado pela consultoria Innova Thinking, especialista na área e cujos clientes incluem empresas como Itaú, DuPont, Walmart, Claro, Sabesp, Elo, entre outras.
Proposta
O PIS foi criado para capacitar e fomentar a cultura da inovação dentro da Unimed Sorocaba e está inserido no Núcleo de Inovação, o qual se reporta diretamente à Presidência. Operacionalmente, é formado pelo doutor Antonio Francisco Alves Neto; por Renata Arruda, especialista em inovação e que já desempenhou essa função no Hospital das Clínicas; e por Eric Scolastici, analista de inovação e físico médico.
“O programa tem esse nome para que possa ‘gravitar’ em torno do Núcleo de Inovação. A imersão é necessária para que possamos fazer as mudanças necessárias e crescer melhores e mais conectados com o que há de mais atual no mercado”, disse Neto, ao ressaltar que a capacitação envolve métodos ágeis, com a finalidade de que as propostas vindas dos gestores de cada área da instituição possam mudar a mentalidade da empresa.
Durante todo o treinamento, os squads — grupos multidisciplinares e objetivos específicos —, formados por cinco pessoas, irão desenvolver projetos baseados em desafios reais que existem na Unimed Sorocaba. Ao fim do programa, previsto para dezembro, as soluções serão apresentadas a um comitê de avaliação, composto por gestores e diretores da instituição.