A reconstrução do Rio Grande do Sul, que sofreu muito com as enchentes de maio deste ano, conta com apoio da Unimed. Márcio Pizzato, presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre e diretor de Negócios da InvestCoop Asset Management, fez um balanço das ações da cooperativa para que o “Rio Grande seja grande outra vez!”.
Conexão – As enchentes que provocaram uma tragédia climática no Rio Grande do Sul chocaram e mobilizaram brasileiros de todas as regiões. Como tem agido a Unimed Porto Alegre nesse contexto tão difícil?
Márcio Pizzato – Uma das iniciativas foi a adesão ao projeto Jogando junto, de Grêmio e do Internacional, os times com maior torcida do Rio Grande do Sul, ambos patrocinados por nossa cooperativa. Esse projeto promove ações focadas nos eixos de empresas, famílias, economia e ONGs. Além disso, a Unimed Porto Alegre disponibilizou, gratuitamente, para mais de 650 mil clientes, uma plataforma online de acolhimento relacionada à saúde mental e emocional. Quando necessário, as pessoas têm sido encaminhadas aos médicos. Reforçamos, também, os canais de atendimento on-line como telemedicina e pronto atendimento digital 24 horas.
Conexão – Na necessária escolha de prioridades, para quem foram direcionadas as ações?
MP – A Unimed Porto Alegre tem direcionado as suas ações no apoio às pessoas e às organizações.
Conexão – Houve dificuldade para os clientes quitarem os boletos da cooperativa?
MP – Sim. Até o fim de junho, já havíamos negociado as mensalidades dos clientes para que as empresas pudessem retomar e continuar as suas operações, garantindo assistência à saúde de seus colaboradores.
Conexão – Qual a importância das parcerias nessa reconstrução?
MP – A Unimed firmou, por exemplo, parceria com a Supera, consultoria de recuperação de empresas do Sebraetec. Por meio dela, pequenas empresas têm acesso ao programa que oferece consultoria e reembolso de parte dos custos para reconstrução de seus negócios.
Com a união de diversas empresas, pessoas e instituições, retomamos a direção e identificamos as melhores soluções para reconstruir nosso Estado. Neste momento, diversas empresas têm trabalhado e atuado em diversas frentes para que, mais rapidamente, nosso Rio Grande seja grande outra vez!