
O primeiro semestre de 2023 foi concluído com ‘chave de ouro’: a Unimed Odonto fechou junho com a marca histórica de 1 milhão de sorrisos, registrando um crescimento de 23% em comparação ao mesmo período do ano passado. Obteve, ainda, um aumento de 25,7% em sua receita, ultrapassando R$ 15 milhões.
“Em junho de 2021, alcançou 600 mil vidas e, agora, estamos superando a marca tão desejada de 1 milhão de clientes atendidos. Ou seja, cerca de 400 mil vidas em dois anos”, disse Fábio Nogi, superintendente de Inovação e Odontologia da Seguros Unimed. “E esse crescimento vem acompanhado de uma série de reconhecimentos, como ser considerada a operadora de planos odontológicos mais recomendada do Brasil”, completou.
Reestruturação
Ele entrou na Companhia em janeiro de 2017, quando a operação tinha 300 mil vidas e ainda não gerava resultado operacional positivo. Ao longo daquele ano, lembra, foram feitos investimentos em melhorias, revertendo a questão.
“A partir de 2018, começamos um processo consistente de crescimento contínuo e o projeto ‘Super Foco’, com o objetivo de atingir a marca de 1 milhão de beneficiários. A iniciativa foi promovida por meio de uma atuação colaborativa de diferentes áreas e disciplina de execução a partir das estratégias definidas para essa meta, que nos parecia muito audaciosa na época”, afirmou.

Entre as mudanças realizadas desde 2017, estão a reestruturação do setor de Provimento da Unimed Odonto; o start na digitalização do processo de recepção e análise de guias de tratamentos; o início da célula estatística e de informações gerenciais; o lançamento da busca de rede por SMS; e o desenvolvimento do Super App, que constituíram iniciativas importantes para conquista de maior eficiência operacional e consolidação da marca.
No ano seguinte, foi elaborado o novo portal institucional, implantado um sistema de chatbot e aprimoramento dos processos operacionais que viabilizaram a conquista da certificação ISO 9001.

Intercooperação
Ainda em 2018, foram inaugurados os primeiros consultórios in company, ampliando a proximidade com as Unimeds parceiras, que também ganharam uma ferramenta para comercialização de planos odontológicos um ano depois, a plataforma de vendas online de seguros e odonto. Ao adquirir produtos da Seguros Unimed para cooperados e colaboradores, ou vendê-los para clientes, as cooperativas recebem um comissionamento — que já chegou a mais de R$ 85 milhões.
“Passamos a ter um crescimento acelerado devido às diversas estratégias comerciais, como o cross-sell com nosso produto saúde, a comercialização via plataforma digital e a venda conjunta do odonto com o saúde das Unimeds parceiras. A partir do segundo semestre de 2021, passamos a crescer, em média, 40 mil vidas por mês”, enfatizou Rodrigo Aguiar, superintendente Comercial e de Produtos Saúde e Odonto da Seguradora.

Inovação e qualidade
Em 2019, a Unimed Odonto assumiu a gestão assistencial da carteira da Unimed Rio. E, em 2020, durante a pandemia de covid-19, foi inaugurada a teleorientação Odonto e a prospecção de rede via WhatsApp, proporcionando agilidade ao negócio.
“Nesse ano, os serviços da Unimed Odonto foram incluídos no SuperApp. E, em 2022, a Tina, consultora virtual em saúde bucal, fez com que a Seguros Unimed fosse considerada a empresa mais inovadora do país”, destacou Aguiar, ao ressaltar as certificações ISO 9001 e ISO 31000, e o lugar garantido na faixa de excelência da ANS.
“Tais reconhecimentos demonstram que esse crescimento quantitativo ocorreu juntamente com o amadurecimento qualitativo, sempre visando a melhoria contínua de nossos processos e entregas, com foco em nossos clientes”, finalizou.
	    	
		    

















