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Home Saúde

Unimed João Pessoa leva atenção integral aos colaboradores

Equipe Conexão por Equipe Conexão
1 de março de 2018
0
Unimed João Pessoa leva atenção integral aos colaboradores
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Para desenvolver um novo programa de atenção integral à saúde, a Unimed João Pessoa olhou primeiro para dentro de casa. Colaboradores e seus dependentes foram os primeiros a ter acesso ao modelo inovador, desenvolvido a partir de 2015 e lançado no ano seguinte. Agora a cooperativa estuda ampliar o modelo para o mercado como um todo.

A carteira do projeto piloto inclui aproximadamente 5.000 vidas. O atendimento aos colaboradores e dependentes é feito em clínica própria, que funciona no Espaço Viver Melhor, unidade da Unimed João Pessoa onde são realizadas ações na área de medicina preventiva, voltadas para o bem-estar e a qualidade de vida de todos os clientes.

A clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30 e, atende também aos sábados, das 7h30 às 11h30. A estrutura física conta com recepção, duas áreas de espera com direito a um espaço para as crianças e outro para os adultos, além de três consultórios e uma sala administrativa. A equipe da unidade é composta por cinco médicos, sendo três deles com formação em clínica médica e dois em pediatria, duas enfermeiras, duas recepcionistas e uma supervisora administrativa.

A divisão de pacientes em carteiras foi feita considerando o histórico de utilização e a necessidade de acesso ao médico. “O papel do médico de família é desempenhado pelos clínicos e pediatras, que passaram por um curso em atenção primária para atender à carteira. Na atenção integral, o médico tem uma visão global do paciente, o que traz vários benefícios para o tratamento. E, no momento em que cuida de toda a família, vai garantir mais qualidade de vida e bem-estar para todos os seus integrantes”, explica Alexandre Araruna, gestor de Provimento de Saúde da Unimed João Pessoa.

Os casos atendidos mais comuns são de hipertensão, diabetes, problemas ginecológicos e amidalite. Todas as informações coletadas pelos profissionais são armazenadas em um único sistema de prontuário eletrônico, facilitando o compartilhamento e o acompanhamento. “Para tornar mais fácil o contato com a equipe, os beneficiários possuem o telefone do médico de referência e um contato direto com a equipe de enfermagem, para, em caso de uma necessidade, pedir orientações sobre o direcionamento para serviços específicos”, diz Alexandre Araruna.

O modelo possui também uma rede referenciada para atendimentos nas áreas de nutrição e psicologia, que é exclusiva para a carteira do plano, que funciona na própria clínica. Outra forma de acompanhamento é o relatório de atendimento extraído do prontuário eletrônico dos hospitais próprios da Unimed João Pessoa, o que possibilita visualizar o atendimento dos participantes também nessas unidades.

Em estudo realizado com os beneficiários, desde setembro de 2016, a utilização foi avaliada nos 12 meses antes e 12 meses depois da disponibilização do produto. Observou-se a redução no quantitativo de consultas eletivas em geral. “E aqui percebemos uma mudança de comportamento: o número de consultas eletivas caiu, mas entre as realizadas houve um aumento de 262% naquelas de especialidades de atenção básica (pediatria e clínica médica). Constatamos, ainda, uma redução de 30% no número de beneficiários do plano atendidos nos serviços de urgência e emergência”, exemplifica o gestor.

Agora, a perspectiva é acompanhar os resultados e colocar no mercado um produto nesse modelo, já este é restrito aos colaboradores e dependentes. “Estamos certos de que vamos conseguir racionalizar a utilização dos serviços assistenciais e gerar melhores resultados em saúde para os beneficiários”, finaliza Alexandre Araruna.

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Tags: Atenção Básicaatenção integralAtenção Primáriaunimed joão pessoaViver Bem
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A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

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