O superintendente de Inovação e de Odontologia da Seguros Unimed, Fábio Nogi, participou, na última quinta-feira (20), em São Paulo, do Innovation Unlocked, um dos principais eventos de inovação corporativa com foco em empresas estabelecidas.
Realizado pela Innoscience Consultoria, especializada em inovação e estratégia, e pelo Cubo Itaú, principal hub de empreendedorismo e inovação da América Latina, o evento reuniu algumas das maiores empresas brasileiras em debates que visavam fortalecer a cultura da inovação. Em sua palestra, Nogi falou sobre “Como extrair valor de inovações incrementais para o negócio existente˜, ao lado de Eduardo Sleiman Beljavskis, head de Inovação na Boston Scientific, e de Patrícia Grabowsky, gerente executiva de Pessoas e Inovação na Ocyan.
Durante o encontro, Nogi apresentou os programas de intraempreendedorismo implementados na Seguradora, como o Stormia Data Lab; o Desafio do Estágio; e o Ideias de Valor | Desafio da Inovação. Este último tem como objetivo dar voz aos colaboradores e desenvolver competências de inovação e colaboração de forma prática, dentro de um dos quatro temas estratégicos: Experiência do Cliente; Gestão Assistencial; Eficiência Operacional e ESG. Ao longo do programa, os participantes recebem capacitações, mentorias, interagem com squads de produtos ou startups para desenvolvimento das soluções, além de receberem reconhecimentos e prêmios especiais como incentivo ao seu engajamento. Os projetos finalistas também passam a contar com um orçamento adicional para desenvolverem as suas soluções.
Dada a importância do envolvimento de todos os colaboradores, foi criado o programa Desafio do Estágio, que obedece à mesma lógica do Desafio da Inovação, sendo, no entanto, voltado aos estagiários. Além disso, por meio da frente Stormia Data Lab, liderado pela área de Gestão de , em parceria com o Stormia – o hub de inovação da Seguros Unimed, a companhia começou a capacitar os seus colaboradores em Inteligência Artificial, Machine Learning, viabilizando a aplicação dos aprendizados em casos reais, contribuindo com a resolução de problemas enfrentados pelas áreas de negócios.
“Um de nossos objetivos estratégicos é evoluir para uma cultura organizacional cada vez mais inovadora, ágil e focada em nossos clientes. Com este propósito, o nosso programa de intraempreendedorismo visa disseminar e democratizar a inovação em toda a empresa, criando um ambiente que estimule a experimentação e a colaboração, e no qual todos os colaboradores se percebam protagonistas do processo de transformação dos nossos processos, produtos e serviços”., justificou. A partir daí, com o apoio da Innoscience, a Seguros Unimed passou a acompanhar todas as ideias finalistas, tanto por meio de squads, quanto por meio de startups, com o apoio da companhia na implementação dessas ideias inovadoras.
“Em 2024, foram submetidas 53 ideias inovadoras. Dez destas ideias foram levadas para workshops de refinamento, haja vista que o propósito era trabalhar a capacitação dos envolvidos. Ao final, após a avaliação de uma banca examinadora, quatro ideias foram aprovadas para aceleração nesta edição do programa”., disse o executivo.
As iniciativas selecionadas para aceleração foram as seguintes: a) Portal da Negociação: portal inteligente e de autoatendimento para negociação de dívidas; b) IAgos – uso de Inteligência Artificial e Machine Learning para prevenção de ruídos de atendimento e redução de rotatividade de rede prestadora; c) Conectando o Cuidado – redesenho da régua de relacionamento com pacientes acompanhados pelos programas de promoção à saúde e gestão de crônicos, com foco no aumento do engajamento e da eficiência de monitoramento; d) Informações Regulatórias Amigáveis – aplicação de técnicas de Legal Design para melhorar o entendimento do usuário e aumentar a taxa de conversão de contratos de seguros.
A transmissão do evento está disponível no link: