“Desafios compartilhados, sucessos multiplicados: o poder da cooperação” foi o tema do 27º Simpósio das Unimeds de Minas Gerais (Suemg), ocorrido entre 7 e 9 de agosto, em Tiradentes, histórica cidade mineira. A anfitriã foi a Unimed São João Del Rei. O evento contou com a participação do jornalista e economista Luís Artur Nogueira, que falou sobre o futuro econômico e as oportunidades no cooperativismo; do médico oncologista e pesquisador da Oracle Life Sciences, Otávio Clark, que compartilhou as últimas novidades em inteligência artificial em saúde; e da diretora executiva da FenaSaúde, Vera Valente, que abordou os desafios da Saúde Suplementar brasileira.
O presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas, participou da mesa-redonda “Horizontes e estratégias para a gestão das cooperativas de trabalho médico”, ao lado de Luiz Otávio Fernandes de Andrade, presidente da Unimed Federação Minas, que coordenou os debates, e dos demais presidentes das Casas Nacionais – Omar Abujamra Junior (Unimed do Brasil), Luiz Paulo Tostes Coimbra (Unimed Nacional) e Adelson Severino Chagas (Unimed Participações).
“O setor é complexo e cheio de desafios, por isso, foi importante discutirmos também os fatores que influenciam a crise que ele atravessa, como a má gestão de carteiras, a judicialização, a modificação do rol, a incorporação de procedimentos e medicamentos, além da desconfiança geral entre os parceiros de negócios. A marca Unimed é valiosa e precisa ser cuidada; uma Unimed inviabilizada prejudica a marca. É importante termos uma governança sólida, para isso. Nossos negócios têm potencial de gerar trabalho e também renda para o cooperado”, salientou Helton Freitas.
O executivo também abordou a importância do Unimetrics para a sustentabilidade dos negócios das Unimeds. A ferramenta desenvolvida pela Faculdade Unimed é uma solução tecnológica que atua na análise automatizada de dados de saúde. Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, a ferramenta trabalha com os registros médicos e administrativos dos atendimentos ambulatoriais, hospitalares e em domicílio para obter uma visão completa do percurso assistencial e fornecer insights retrospectivos e preditivos. “Não é mais possível falar em gestão de planos de saúde sem falar de dados e informação”, disse o presidente da Seguradora.
Experiências de Sucesso
Ainda durante o evento, foram escolhidos os vencedores do painel Experiências de Sucesso, programa criado pela Federação Minas para destacar as Singulares mineiras que vêm se destacando e obtendo sucesso na área comercial, por meio de seus trabalhos de venda e pós-venda, com apoio das ferramentas de marketing e comunicação. Na ocasião, a gerente Nacional de Intercâmbio, Relacionamento e Negociações com a Rede Indireta do Sistema Unimed na Seguros Unimed, Renata Justino, foi convidada a fazer parte do júri, na categoria Gestão Assistencial. A vencedora nesta categoria foi a Unimed Uberaba pela implantação de um projeto inédito em busca de fomentar a sustentabilidade na utilização de imunobiológicos.
Na categoria Gestão Administrativa, quem venceu foi a Unimed Juiz de Fora, com “Terapias especiais: o aumento das solicitações e a necessidade de organização dos processos”, enquanto, na categoria Inovação, a escolhida foi a Unimed Patos de Minas, com “Gestão voltada para o controle e redução de custos”.
Viviane Capasso Mussolini, head de Previdência Privada, e o diretor superintendente, Frederico Péret, representaram o Multicoop no Suemg.