A Seguros Unimed foi reconhecida como a melhor empresa para trabalhar no setor de Serviços Financeiros. O anúncio foi feito no final do ano passado, durante cerimônia promovida pela revista Você S/A, em São Paulo. O reconhecimento é fruto de uma série de ações e melhorias, que incluem a reestruturação do Programa RH Inova. O projeto desenvolveu um planejamento estratégico específico da área de Recursos Humanos da empresa.
Com o objetivo de apoiar a Companhia e tornar o setor cada vez mais ágil, o projeto foi destinado a todos aos 1,4 mil colaboradores. Inicialmente, foi elaborado um plano de dois anos (2018/2019) que previa a otimização de recursos, revisão de processos e melhorias de sistema, para atender todas as áreas com efetividade, foco e simplicidade.
Uma nova gestão de pessoas
Segundo Eduardo Ribas, superintendente de Pessoas, Processos e Qualidade na Seguros Unimed, o projeto foi idealizado a partir de análise criteriosa e priorização de informações internas e externas de mercado e benchmarking. O processo de aprofundamento incluiu entrevistas de alta e média gestão, a realização de pesquisa de clima organizacional, o planejamento estratégico – BSC Corporativo, além de um workshop com colaboradores da equipe de RH.
Foram definidos os chamados “Eixos Estruturantes” do RH Inova, que correspondem a:
– Proatividade da liderança no desenvolvimento das equipes, em práticas de gestão, processos e resultados;
– Gestão do Desempenho, para reconhecimento baseado em performance;
– Gestão de carreira, com identificação das pessoas e posições-chave, promovendo a gestão de carreira e sucessão;
– Flexibilidade e agilidade nos processos de seleção, na reavaliação das estruturas organizacionais e no alinhamento das estruturas de cargos, papéis e responsabilidades;
– Desenvolvimento dos colaboradores consistente com as necessidades e os objetivos traçados pela organização.
A motivação foi trabalhada de diversas maneiras, como a implementação da “carreira em W”, em que se estimula os profissionais de Recursos Humanos a exercerem o papel de líderes de projeto, estimulando-os a vivenciar o que representa a gestão das pessoas, como lidar com os recursos e como se comprometer verdadeiramente com a entrega final.
“Acredito que colaboradores engajados impactam positivamente no resultado do negócio. Uma definição que considero bem interessante é: muitos dizem que engajamento é o nível de satisfação ou felicidade que as pessoas apresentam, mas uma definição mais profunda relata que, na verdade, é o nível de investimento psicológico de um funcionário em sua organização”, comenta Ribas.
Sobre as estratégias
Após a implementação, vem o desafio de manter times engajados ao longo do tempo. Por essa razão, fortaleceu-se a importância de aplicar ferramentas como a Pesquisa de Clima Organizacional, realizar encontros regulares dos colaboradores com a diretoria e promover os programas de desenvolvimento da liderança para o fortalecimento das relações entre as pessoas.
Para que isso funcione, ampliar os níveis de confiança é fundamental. Para desenvolver e fortalecer esse aspecto, a empresa e o colaborador precisam de um propósito comum, além de um pacote de incentivos atraente.
“Relações prósperas e de confiança, são mantidas quando ambas as partes percebem os benefícios. E, para que isso aconteça, todas as pessoas precisam ser respeitadas, por todos os interlocutores da empresa”, analisa Ribas.Por sua vez, segundo ele, é importante também ressaltar os valores, que implica em manter o compromisso com o cliente, valorizar pessoas, de modo a escutar a sua voz, inovar de forma sustentável e manter a excelência em tudo o que faz. “Ter ‘Pessoas de Valor’ merece destaque, pois buscamos incessantemente agir de acordo com o que acreditamos. Sempre que tivermos alguma dúvida sobre o caminho a seguir, precisamos nos pautar nestes princípios, pois eles são uma bússola que nos orienta”, diz.
O fortalecimento da comunicação, por fim, é essencial para manter todos esses elementos funcionando e para fazer com que as informações cheguem da maneira correta, resolutiva, e efetiva aos seus interlocutores.
Se em 2019, a Seguros Unimed foi campeã no setor de serviços financeiros, crescendo em 103 posições no ranking da pesquisa, a ideia agora é continuar a incrementar os programas de RH e, com o planejamento consolidado, olhar para o futuro com o RH Inova, conquistando novas metas para o próximo biênio 2020/2021.
Essas iniciativas têm transparecido diretamente nos resultados que a Seguros Unimed vem conquistando a cada dia. Confira abaixo um vídeo que demonstra todo o crescimento da Companhia.