O mês de novembro, conhecido como Novembro Azul. É o período do ano escolhido para que os profissionais da saúde falem sobre a prevenção do câncer de próstata, tumores de bexiga, rins, pênis e testículos. Isso não significa que nos outros 11 meses do ano essas doenças fiquem esquecidas.
O fato é que o câncer de próstata, exclusivo do sexo masculino, está entre os dois mais comuns no Brasil. Sendo assim, o foco deve ser a prevenção e os cuidados que os homens precisam ter para evitar que a doença se instale.
Mas vamos do “começo”. É importante conhecer a anatomia do corpo do homem para entender onde essa doença se instala. A próstata é uma glândula que fica na parte baixa do abdômen – logo abaixo da bexiga e à frente do reto – que apenas os homens possuem.
Esse órgão é pequeno, tem o formato de uma maçã e envolve a porção inicial da uretra, por onde passa a urina. Além disso, a próstata produz parte do sêmen liberado durante o ato sexual.
Fatores de risco.
Tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente a partir dos 50 anos. Quem tem pai ou irmão que desenvolveram câncer de próstata antes dos 60 anos refletem fatores genéticos hereditários, hábitos alimentares e estilo de vida de risco para algumas famílias. Isso porque a gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.
Prevenção é o melhor caminho
Se você é daqueles que não se exercita e come mal sem se preocupar com as consequências, é melhor ir mudando esse mindset. Milhares de estudos mostram que, para termos uma boa saúde, precisamos mudar nosso estilo de vida.
Adotar uma alimentação mais saudável: com menor ingestão de carne vermelha, redução de bebidas alcoólicas e beber água com maior frequência – é uma das maneiras de se prevenir da doença. Outra mudança importante é a prática de atividades físicas. O sedentarismo favorece problemas de saúde diversos.
Aviso aos fumantes: o tabagismo também contribui com o aparecimento do câncer de próstata. Por isso, parar de fumar é outra prática fundamental para a prevenção.
Agora, é avaliar seu estilo de vida e pensar nas mudanças necessárias para que você viva mais e melhor!


















