Perca peso em 30 segundos

Tempo de leitura: 2 minutos(Atualizado em: 26 de novembro de 2018)

Participaram do estudo 1.882 pessoas obesas que não estavam engajadas em atividades para emagrecer. Todas procuraram atendimento na atenção primária por qualquer outro motivo que não fosse a preocupação com o peso.

Os pacientes foram divididos randomicamente por tipos de intervenção ao final da consulta. Uma parte foi convidada pelo médico a participar de grupos de apoio para perda de peso e também a marcar uma consulta de retorno. Os demais apenas ouviram sobre os benefícios de emagrecer.

Os dois tipos de diálogo tinham a mesma duração, de no máximo 30 segundos. O convite do médico, porém, foi decisivo para o engajamento nas atividades para emagrecer. Entre os que foram convidados, 40% participaram dos grupos de apoio, contra apenas 9% de presença dos que não tiveram a indicação.

O resultado também pôde ser visto na balança. Entre os que tiveram acompanhamento dos grupos e do médico, ¼ perdeu pelo menos 5% do peso, e 12% reduziram o peso em, no mínimo, 10% em um ano. Entre os que só foram aconselhados, o percentual foi de 14% e 6%, respectivamente.

A diferença, de acordo com os pesquisadores, acontece porque os que são acompanhados tomam ações efetivas para emagrecer. Nos primeiros três meses, 54% fizeram programas de reeducação alimentar, de mudança de comportamento ou tratamentos com medicação, contra apenas 11% dos que foram aconselhados. A proporção se manteve praticamente a mesma após um ano: 51% contra 14%.

Em ambos os casos, porém, a maior parte dos pacientes (81%) viu como positiva a intervenção do médico. Apenas 4 participantes, menos de 1%, consideraram que a fala foi inapropriada. A descrição completa do estudo e dos seus resultados está disponível no site da revista The Lancet.

 

Veja abaixo o modelo de convite feito pelos médicos no estudo:

 

Médico: – Aproveitando que você está aqui, eu queria falar rapidamente sobre o seu peso. Você sabe que a melhor forma de perder peso é ir para [nome do grupo de apoio] e que, se você quiser, pode participar de graça?
Paciente: – Ahn?
Médico: – Isso. Eu posso encaminhar você para participar. Você gostaria de tentar?
Paciente: – Sim, ok.
Médico: – O que você precisa é levar esse envelope para a pessoa que pesou você, e ela vai inscrever você no curso de perda de peso.
Paciente: – Certo.
Médico: – Bom, e eu gostaria de ver como você está se saindo, então vamos agendar para você voltar e me ver daqui a 4 semanas, tudo bem?
Paciente: – Ok, até lá.

(Fonte: The Lancet. Tradução livre)

Equipe Conexão

Equipe Conexão

A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

Veja também esses posts

Avançar post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Não saia, antes de assinar nossa Newsletter!
Inscreva-se

Só mais um minutinho

Selecione seus temas preferidos:






 

Receba as novidades diretamente em seu e-mail