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Home Gestão e Finanças

Networking: 3 dicas para vencer a timidez

Equipe Conexão por Equipe Conexão
30 de maio de 2018
0
Networking: 3 dicas para vencer a timidez
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A introversão, ou timidez, é uma característica inerente a muitos profissionais. Esse traço de personalidade pode dificultar a relação interpessoal no ambiente de trabalho e a construção de um bom networking, bem como prejudicar o dia a dia em uma clínica ou consultório. Contudo, existem formas de trabalhar essa realidade. Alguns passos podem ajudar a melhorar sua comunicação com colegas e pacientes e contribuir na construção de uma boa rede de contatos.

Você não precisa mudar de personalidade para aumentar o seu networking. É possível encontrar caminhos para tirar proveito da timidez no meio profissional. “Não há nada de errado em ser introvertido. Saber disso é o mais importante. Os traços de personalidade das pessoas trazem informações sobre quais são seus talentos e suas limitações. Pessoas tímidas falam menos, ouvem e observam mais e tendem a ter mais atenção aos detalhes”, comenta a especialista em inteligência emocional, Renata Aranega.

1 – Trabalhe a sua autoconfiança a todo o momento

Uma das estratégias mais eficientes para vencer a timidez é desenvolver a autoconfiança. Buscar formas de melhorar o seu posicionamento diante de outras pessoas não apenas lhe ajudará a manter um bom relacionamento com os seus pacientes, como também a construir um bom networking.

“Para isso, é importante buscar conhecimento técnico profundo sobre o assunto ou mesmo a respeito do que acontece no mundo. Conhecimento e informação são elementos-chave para relacionamentos e networking”, ressalta a especialista em Programação Neurolinguística (PNL), Mileine Vargas.

 

2 – Seja criativo na hora de fazer e de manter contato com outros profissionais

A timidez pode ser um fator limitador em relacionamentos interpessoais. Se você tem dificuldade em manter contato com as pessoas, considere utilizar as mídias sociais e digitais para compartilhar seus feitos e realizações. “Crie uma página para publicar suas ideias e serviços e mantenha seu Linkedin atualizado. Solicite também recomendações de colegas e pacientes que conheçam bem o seu trabalho”, aconselha Renata.

Invista também em relações com pessoas que tenham talentos complementares aos seus. Além de agregar mais conhecimento, isso pode te ajudar a se tornar uma referência para os seus contatos. Por outro lado, manter vínculos com extrovertidos poderá te ajudar a desenvolver um pouco mais de desenvoltura.

 

3 – Esteja sempre atento às pessoas ao seu redor

Muitos profissionais da saúde, por conta de suas intensas demandas diárias, não percebem as necessidades das pessoas que os rodeiam. Para construir relações saudáveis com os colegas de profissão, é importante conectar-se às pessoas a sua volta e estar atento aos seus feedbacks. Assim, você começará a notar uma diferença no seu jeito de se comunicar.

“O importante é manifestar o desejo de melhorar sua comunicação. Para isso, é preciso que seja uma vontade individual. Existem várias formas de buscar auxílio. Uma delas é buscar por profissionais de carreira que possam ajudá-lo a mudar sua percepção de mundo e, com isso, melhorar seus resultados”, pontua Mileine.

Para desenvolver ainda mais as suas habilidades e conseguir montar uma rede de contatos bem estruturada, é importante estar aberto aos feedbacks. Sempre que possível, converse com seus colegas de profissão para saber onde pode melhorar em seu relacionamento interpessoal.

“Ser expansivo não significa ter sucesso. Uma das características mais importantes dos grandes líderes é saber escutar as pessoas. Quem é muito falante muitas vezes não sabe prestar atenção nos demais. Então é fundamental entender que pessoas introvertidas podem ter grande destaque se desejarem mudar essa condição e procurarem se relacionar melhor e de forma mais produtiva”, conclui Mileine.

Tags: carreiraintroversãolista de contatosnetworkingtimidez
Equipe Conexão

Equipe Conexão

A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

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