O Multicoop, fundo de pensão multipatrocinado que faz parte do Sistema Unimed e do setor cooperativista, anunciou uma significativa expansão em sua gestão de recursos previdenciários. A partir do último dia 29/04, passou a contar com mais duas empresas de renome para a gestão dos recursos previdenciários de seus participantes: a BTG Pactual Asset Management, com foco no perfil moderado, e a Vinci Partners Gestão de Recursos, voltada para perfil arrojado. Essas empresas se juntam ao BNP Paribas, que desde 2012 administra os recursos do Multicoop e a partir de agora, com uma abordagem no perfil conservador. As mudanças visam utilizar as expertises dos diferentes gestores para entregar resultados ainda mais robustos.
Esta estratégia de diversificação busca capitalizar as especializações distintas dos gestores para potencializar os resultados financeiros, sem comprometer a segurança patrimonial dos participantes. Luciano da Silva, gerente de Investimentos do Multicoop, destaca que a iniciativa está alinhada às diretrizes do guia de boas práticas de investimentos da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), visando uma gestão de ativos especializada e adaptada aos diferentes perfis de investimentos da Entidade. “Acreditamos firmemente na melhoria contínua dos nossos serviços e resultados”, afirma Silva.
A inclusão das novas gestoras foi deliberada pelo Conselho Deliberativo do Multicoop em dezembro de 2023, após um acurado processo de seleção que durou mais de seis meses. Durante esse período, foram avaliadas mais de 50 gestoras e pré-selecionados 14.500 fundos, dos quais 22 foram escolhidos por atenderem rigorosos critérios quantitativos e qualitativos. “Este processo evidencia o comprometimento da Seguros Unimed com a excelência na administração financeira, buscando sempre os melhores parceiros sem aumentar os riscos para nossos participantes”, comemorou o executivo, salientando todo o trabalho desenvolvido pela área Financeira da Seguros Unimed, grupo do qual faz parte o Multicoop.
As três gestoras do Multicoop possuem vasta experiência em administrar recursos de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) no mercado nacional, com presença significativa na indústria de fundos de pensão.