O que é e como implantar o sistema de pagamento baseado em valor? Com o desafio de responder a essa questão prioritária na gestão de planos de saúde, Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed e da Fundação Unimed, abriu o quinto dia da Health Week, com a palestra “Saúde baseada em valor: estratégias para uma gestão que alinha eficiência e qualidade”.
O evento foi conduzido por lideranças e especialistas da Faculdade Unimed, com reflexões profundas sobre os caminhos para uma gestão mais inteligente, eficiente e sustentável no setor. Helton Freitas explicou que o sistema de saúde baseado em valor tem, como pontos fundamentais, segurança, eficácia, centralidade no paciente, oportunidade, eficiência e equidade.
Já os elementos centrais do valor em saúde são qualidade assistencial (que envolve a segurança, eficácia e equidade no atendimento prestado); experiência do paciente (inclui aspectos como centralidade do paciente, respeito às suas preferências e qualidade percebida do serviço), e custo-efetividade (otimizar o uso dos recursos, reduzindo procedimentos desnecessários e melhorando a eficiência operacional).
Para fazer a transição do fee for service (remuneração por volume) ao fee for value (remuneração pelos resultados obtidos com o tratamento), observou Freitas, a abordagem proposta por Michael Porter e Elizabeth Teisberg, em “Redefining Health Care”, prevê:
Reorganização da assistência em torno de condições clínicas ou segmentos da população;
Monitorização dos desfechos e dos custos; Mudança do modelo de remuneração.
Health Week é uma realização da Faculdade Unimed em parceria com a 4U EdTech, e se consolidou como o maior congresso gratuito de saúde da América Latina.
Os conteúdos estão disponíveis em: https://healthweek.com.br/