
Stormia, o hub de inovação da Seguros Unimed, foi um dos cases de ‘Cultura de Inovação na Prática: Ambientes e Estratégias para o Sucesso”, apresentado por Fabio Nogi, head de Inovação e Odontologia da Seguradora, na Rio Innovation Week, evento realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 16. Também participaram deste painel Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, e Crisley Pacheco, gerente de Ecossistemas de Inovação da Vale.
Na ocasião, Nogi compartilhou sobre as iniciativas realizadas pelo Stormia com foco na disseminação da cultura de inovação, ressaltando a relevância desse movimento para catalisar o crescimento e a adaptação contínua da empresa em um mercado em constante evolução. O executivo enfatizou a importância de atuar em três frentes essenciais: alinhamento entre as iniciativas de inovação e os objetivos estratégicos da empresa; capacitação contínua dos colaboradores; e, engajamento da liderança e fortalecimento de um ambiente seguro para a experimentação.
Dentre as diversas atividades e projetos conduzidos pelo Stormia, Nogi compartilhou os aprendizados obtidos com a evolução da trilha de intraempreendedorismo: Desafio da Inovação, que integra o programa Ideias de Valor. Esta edição do programa, iniciada no segundo semestre de 2023, contou com 53 ideias iniciais, que resultaram em 04 ideias aceleradas, por meio de squad interno (Stormia Builders) ou com o auxílio de startups. Os quatro projetos foram: a) Portal de negociação de débitos (portal inteligente para autoatendmento e negociação de dívidas); IAgos (uso da Inteligência Artificial e da aprendizagem de máquina para antecipar eventuais ruídos na assistência odontológica); Conectando o Cuidado (aprimoramento da experiência e do engajamento de pacientes crônicos), e Informações Regulatórias Amigáveis (aplicação de técnicas de Legal Design para melhorar o entendimento dos usuários na contratação de seguros).
Nogi fez, ainda, outras duas palestras, sendo uma delas um pitch reverso, no qual a Seguros Unimed expôs seus desafios às startups, e outra na qual compartilhou sua experiência como mentor de startups. Ele foi um dos primeiros a obter o certificado de mentor Black Belt pela 100 Open Startups, que reconhece os mentores que conheceram e se relacionaram com, no mínimo, 100 startups, e se aprofundaram no processo de mentoria no programa 100>10>1, recebendo avaliações favoráveis das próprias startups mentoradas. A jornada de mentoria entre Nogi e o empreendedor Felipe Fagundes, CEO da Hi! Healthcare, é contada com mais detalhes no episódio do podcast Stormia Talks: “Já pensou em se tornar mentor de startup”, disponível no canal de YouTube da Seguros Unimed, e nas pprincipais plataformas de podcast.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GzMLdaiHx7w&list=PLS8lrEoVlbNlc5jOJ5YaNFdfw3UIagpMk&index=9


















