Em um dos pontos altos do segundo dia do Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS), realizado na última semana durante a 24ª edição da Feira Fórum Hospitalar, Marcelo Smarrito, Consultor para Desenvolvimento de Estratégias Digitais da Seguros Unimed, discorreu sobre como as tecnologias digitais podem revolucionar os processos de cuidado e prevenção de saúde em todas as fases da vida.
Sob o novo contexto em que vivemos, representado principalmente pela produção e consumo exponencial de celulares, redes sociais e aplicativos móveis, Smarrito defende que é necessário trazer referências destas inovações para o negócio e procurar, de alguma forma, estar presente de forma relevante para as pessoas em meio a este cenário.
Outro ponto destacado é que cada vez mais é preciso entender que transferimos o poder de decisão para nossos clientes e pacientes e que eles também estão imersos em recursos e novidades tecnológicas. Como exemplo de quebra de padrões e estereótipos, ele apresenta dados referentes à transmissão da final do mundial de League of Legends, realizada em outubro do ano passado nos Estados Unidos. Do total de 43 milhões de espectadores online, 71% tinham mais de 40 anos e destes, 76% eram mulheres. E ainda a quantidade de vidas compradas dentro do jogo online Candy Crush: incríveis 4 milhões de vidas vendidas por dia. Ou seja, os nossos clientes estão online, jogando, comprando e interagindo.
Dentro do cenário de saúde, especificamente, 75% da população do Reino Unido já fez pelo menos uma pesquisa sobre o tema, no Brasil já somam 55% os que pesquisaram sobre algum assunto relacionado à saúde. E é para esta realidade que ele apresentou o novo projeto de transformação digital da Seguros Unimed, chamado GO Digital.
A iniciativa abrange três frentes de atuação: uma célula de inovação em um espaço de co-working, a qual exerce parcerias estratégicas com empresas brasileiras e novas metodologias de inovação e produção como design thinking, uma plataforma digital de saúde, que prevê serviços mais personalizados a partir da análise de dados e ainda uma aceleradora de projetos de tecnologia.
Um importante passo que coloca a Seguros Unimed à frente, procurando sempre diferenciação e conexão com o momento de vida dos seus clientes.