Pela primeira vez, a Conferência ICMIF será realizada no Brasil, em Belo Horizonte, de 8 a 10 de novembro, no Centro de Inovação e Espaço de Eventos da Unimed-BH. A Seguros Unimed e a Faculdade Unimed serão anfitriãs, com patrocínio da Unimed-BH, e apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). O debate regulatório sobre a abertura do mercado de seguros às cooperativas no país será um dos destaques do evento.
“Por uma feliz conjunção temporal, a conferência ocorre quando tramitam no Legislativo dois projetos de lei complementares, que pretendem liberar as cooperativas para atuar no mercado de seguros”, salienta Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed e diretor-geral da Faculdade Unimed.
Com o tema “Preenchendo as Lacunas de Proteção”, que propõe um debate sobre a importância crescente dos seguros em um mundo sujeito a riscos variados – climáticos, geológicos, econômicos ou de saúde, o congresso deverá reunir mais de 200 participantes, inclusive CEOs, presidentes e diretores de cooperativas seguradoras globais. As inscrições continuam abertas neste link.
“O Brasil, com sua diversidade e potencial, é palco perfeito para discutirmos desafios globais. Em um mundo com ameaças crescentes, a ICMIF se empenha em ampliar e inovar em seguros. Nosso objetivo é assegurar uma proteção robusta e sustentável, projetando um futuro mais seguro para todos“, comenta Catherine Hock, vice-presidente de Relações Internacionais da ICMIF.
Segurança cibernética, seguros e sustentabilidade
A programação trata de diversas pautas relevantes, como Segurança Cibernética e Seguros, Saúde e Bem-estar, Sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e Gestão de Forças de Trabalho em um Mundo Pós-Covid.
Estão confirmados palestrantes como Paola Neira (fundadora da Latú Insurance); Eduardo Ávila (diretor da Revolusolar); Ariel Scaliter (cofundador e CTO da Agrotoken); Liz Green (CEO designada da ICMIF); Helton Freitas (presidente da Seguros Unimed e diretor-geral da Faculdade Unimed); Adelson Chagas (presidente da Unimed Participações); Ana Fontes (fundadora da Rede Mulher Empreendedora), e Marcelo Smarrito (conselheiro independente da Unio Tecnologia). Clique aqui para conferir a programação completa.
ICMIF
A Federação Internacional de Cooperativas e Mútuas de Seguro (ICMIF) tem sede na Inglaterra, e o seu braço Américas, que engloba América do Norte, Central e do Sul. Entidade setorial da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), representa mais de 200 cooperativas e mútuas em 61 países. Em 2021, essas afiliadas registraram receitas de prêmios superiores a R$ 1,42 trilhão e mantiveram R$ 10,4 trilhões em ativos. Tais números demonstram a significativa presença das cooperativas, responsáveis por aproximadamente 30% do mercado global de seguros.
No Brasil, contudo, as cooperativas só podem vender seguros saúde, agrícolas e de acidentes de trabalho. Um dos projetos de lei, 101/2023, do governo federal, texto em análise pela Câmara dos Deputados, altera a Lei do Seguro Privado.
A justificativa do governo é que, dessa forma, seria desenvolvido o mercado no Brasil, com a participação das cooperativas para suprir a demanda não atendida.


















