A última segunda-feira (27) foi marcada por momentos e iniciativas relevantes para a Faculdade Unimed e todo o Sistema Unimed. Duas parcerias foram assinadas, com a Fundação Dom Cabral e com a Science Valley Research Institute, empresa global de inteligência em pesquisa clínica e serviços de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área da saúde.
No encontro, estavam os quatro presidentes das casas nacionais: Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil; Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Nacional; Adelson Chagas, presidente da Unimed Participações; Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed e da Fundação Unimed e diretor-geral da Faculdade Unimed; Fábio Gastal, diretor-acadêmico; e Márcio Morais Barbosa, diretor administrativo-financeiro, dentre outros dirigentes de Unimeds e de entidades parceiras.
Na ocasião, foi reinaugurada a biblioteca, que ganhou o nome de Dr. Eudes de Freitas Aquino, uma homenagem ao ex-presidente da Unimed do Brasil e da Fundação Unimed, que o médico nefrologista, falecido em março de 2021, trilhou em sua carreira, iniciada no Rio Grande do Norte. Em seu discurso, Helton Freitas destacou a trajetória e o legado deixado pelo homenageado, a quem classificou como um entusiasta da Educação, que sempre adotou a essência do cooperativismo: “Eudes sempre foi exemplo de dedicação à medicina e um grande difusor dos princípios cooperativistas por onde passou. Sua história na Faculdade Unimed precisava ser reconhecida, pois, além de ser brilhante, se dedicou para ampliar o reconhecimento da Fundação”, contou Freitas.
Educação, Ciência e Saúde
Uma das parcerias anunciadas foi o programa “Parceiros para a Excelência” (PAEX). O PAEX Unimed, desenvolvido com a Fundação Dom Cabral, oferece apoio especializado para a implementação de um modelo de gestão e governança corporativa e orientado para resultados, a fim de garantir mais eficiência, competitividade e sustentabilidade às cooperativas.
A parceria com a Science Valley Research Institute, por outro lado, permitirá à Faculdade Unimed a abertura de espaço para conectar as pesquisas das Unimeds do país inteiro e ampliar o desenvolvimento de inovações clínicas e tecnológicas.
Também foi anunciado que a Fundação Unimed agora é Instituto de Ciência e Tecnologia, perante o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de Instituição de Ensino Superior. Essa nova certificação amplia o escopo de atuação e abre portas para novas oportunidades e fomenta a pesquisa e a inovação no Sistema Unimed.
“De 2017 até 2023, tivemos um crescimento de 294% no número de Unimeds atendidas pela Faculdade Unimed. Estamos levando conhecimento para um número representativo de cooperativas de todo o Brasil. Além de possibilitar uma alternativa de renda extra para nossos médicos, a ciência contribui para a qualificação da nossa rede assistencial”, acrescentou o (aqui vale o cargo dele na faculdade, certo? estava falando como diretor-geral da faculdade…) e da Faculdade Unimed, Helton Freitas.
E não parou aí: foi também anunciada a parceria entre a Federação Minas e a Spider P&E, fornecedora de equipamentos, o que possibilitou a criação da Sala de Integração Sensorial. O espaço visa treinar profissionais para integração sensorial, psicomotricidade, fisioterapia e reabilitação motora.
E para finalizar, os dirigentes também assistiram a um painel sobre “Como a IA potencializa os resultados na saúde”. A conversa foi medida por Helton Freitas, e contou com a participação do superintendente de Atenção à Saúde da Unimed-BH, Sérgio Bersan; do diretor de Provimento da Seguros Unimed, Luis Fernando Rolim; e do diretor de Provimento Saúde da Unimed Vitória, Alexandre Tironi.


















