
A importância de acreditações para garantir a qualidade no atendimento na área de saúde foi abordada por Fábio Leite Gastal, superintendente de Novos Negócios da Seguros Unimed e diretor acadêmico da Faculdade Unimed, na Convenção Brasileira de Hospitais (CBH), nos últimos dias 27 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. Ele palestrou em nome da Organização Nacional de Acreditação (ONA), onde ocupa a presidência.
O tema da 14ª edição do encontro, realizado pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH) em parceria com Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), foi “Gestão, qualificação e acreditação dos hospitais para o desenvolvimento do Setor Saúde”. Na ocasião, além de participar da abertura, Gastal palestrou sobre “A sustentabilidade de modelos de avaliação externa: iniciativas para qualificar o setor de saúde”.
“A gestão de serviços de saúde é uma prática administrativa complexa em função da amplitude desse campo e da necessidade de conciliar interesses individuais, corporativos e coletivos nem sempre convergentes. A avaliação necessita ter características particulares para poder cumprir seu papel, com base em um conjunto de princípios: utilidade, oportunidade, factibilidade, confiabilidade, objetividade e direcionalidade”, disse.

















