A Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom) comemorou seus 30 anos, em solenidade no último dia 5 de setembro, no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em nome de seus fundadores, falou Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed. Ele foi um dos apoiadores da fundação da Federação Mineira, que mais tarde se tornou Federação Nacional.
“O crescimento e a consolidação da Fencom e de suas cooperativas, representou um avanço importante na organização do trabalho médico e na relação com os pagadores institucionais deste trabalho: hospitais, operadoras, seguradoras e o setor público. Elas formam um elo essencial nas relações econômicas dos médicos cooperados junto a esses pagadores”, afirmou Freitas.
“Mexendo nos arquivos da memória”, o presidente da Seguros Unimed recordou episódios como sua contribuição para um ambiente de troca de conhecimento entre as cooperativas e no desenvolvimento da infraestrutura tecnológica do SASC – Software de Apoio ao Sistema Cooperativista.
Em 2010, quando a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) promoveu mudança substancial na relação das operadoras com os planos coletivos por adesão, Helton Freitas era presidente da Unimed-BH e incentivou a Fencom a criar uma administradora de benefícios, que deu origem à Valem, que continua atuando nesse mercado.