Centros de dados para gerar relatórios clínico-assistenciais, automatização dos processos e uso integrado do prontuário eletrônico do paciente (PEP) em todos os setores hospitalares. Esses são alguns dos requisitos para receber a mais alta certificação em TI na área de saúde, o nível 7 da entidade americana Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS).
Na América Latina, o Hospital Unimed Recife III foi o primeiro a conquistar esse reconhecimento, em dezembro de 2016. Além de gerar maior eficiência nos processos da unidade hospitalar, a digitalização também traz benefícios para a segurança do paciente, já que todo o histórico de exames, atendimentos ambulatoriais, cirurgias e internações fica disponível em um único documento eletrônico.
O Hospital Unimed Recife III foi inaugurado em outubro de 2011, e desde o princípio adota o PEP. Para a conquista do HIMSS nível 7 foram dois anos de preparação, com mudanças estruturais e implantação das tecnologias necessárias para a certificação.
Confira abaixo os principais requisitos para a certificação HIMSS em cada nível:
Leia também:
Prontuário eletrônico em Clínicas e Consultórios
WhatsApp: ética e implicações legais no exercício do profissional de saúde
Inteligência Artificial no diagnóstico