A cerimônia de abertura da 46ª Convenção Nacional Unimed, na noite do último dia 25, teve um gostinho ainda mais especial para as Unimeds participantes da edição 2016 do Prêmio Inova+Saúde. Após defenderem os seus cases para a banca julgadora, em programação paralela realizada no Serhs Natal Grand Hotel, os vencedores de cada trilha de conteúdo (Marketing, Epidemiologia e Sustentabilidade com Foco em Saúde) foram revelados pelo mestre de cerimônia, que pediu uma salva de palmas em reconhecimento às boas práticas em Saúde apresentadas pelas cooperativas.
“Uma das riquezas do Sistema Unimed está no fato de termos diversas experiências bem-sucedidas. O objetivo maior é termos, sempre, um Sistema saudável, competitivo e com longevidade no mercado”, revela Dr. Helton Freitas, diretor-presidente da Seguros Unimed.
A Unimed Guarulhos foi a grande vencedora na trilha de Marketing, com iniciativas para disseminação do plano Pleno – baseado no modelo de Atenção Primária à Saúde. O projeto também foi considerado o Case do Ano, ou seja, a melhor contribuição para o desenvolvimento sustentável do Sistema Unimed.
A cooperativa criou o Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPS) em 2012 e lançou o produto, inicialmente, para os seus colaboradores. A expansão para o mercado seguiu o método da Ciência da Melhoria Contínua (baseado em três perguntas: o que estamos tentando alcançar? Como saber se o que estamos propondo representa, de fato, uma melhoria? Que mudanças devemos implementar para nos levar à melhoria?).
O destaque da ação, conforme apresentação da analista de Comunicação e Marketing, Vanessa Moya, foi o trabalho integrado e multidisciplinar realizado pela cooperativa, que envolveu também as áreas Comercial e de Saúde. Atualmente, o produto tem uma carteira de 4.990 vidas e satisfação dos beneficiários acima de 85%.
Para o professor Luiz Peres, que avaliou a categoria de Marketing, o trabalho da Unimed Guarulhos traz a dimensão do futuro para o presente. “A partir de um diagnóstico acurado, a Unimed propõe uma completa mudança do sistema de saúde, com potência para gerar uma nova cultura e uma nova mentalidade no cuidado médico”.
O presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar, explica que o critério simbólico adotado pela Comissão Julgadora para selecionar o case do ano foi a sustentabilidade do sistema de saúde. O médico Luis Fernando Rolim lembra a escalada dos custos assistenciais e a inviabilidade do atual modelo, altamente especializado e fragmentado.
“Nesse sentido, a experiência da Unimed Guarulhos representa uma alternativa viável para os cuidados em saúde. E sinaliza que ideias inovadoras podem (e devem) ser aplicadas antes que o Sistema se inviabilize por completo”, elogia Mattar.
Na trilha Sustentabilidade, o case vencedor vem da Unimed Nordeste RS, que instalou coletores de medicamentos vencidos e chapas de Raio-X na cooperativa. Já na trilha Epidemiologia, a Unimed Vitória foi a vencedora ao abordar os benefícios do coaching em saúde na coordenação do cuidado de gestantes.
Confira mais detalhes dos cases nas próximas edições do boletim.
“Por mais um ano, pudemos reforçar a convicção de que as Unimeds trilham o caminho da eficiência, da melhoria contínua e da inovação em seus processos. Esse caminho é decisivo para a sustentabilidade do nosso sistema de saúde”, comenta Dr. Mauri A. Raphaelli, Diretor de Negócios e Relacionamento da Seguros Unimed e idealizar do prêmio.
As três Unimeds vencedoras do Inova+Saúde serão premiadas com uma viagem para o Garfield Innovation Center – Kaiser Permanente, o maior centro de inovação da área de saúde dos Estados Unidos, na Califórnia.