O movimento pela Segurança do Paciente teve início em 1991, a partir da publicação dos resultados de um estudo conduzido pela Universidade de Harvard. O estudo usou a revisão de prontuários como metodologia e apresentou os seguintes dados:
- 3,7% dos pacientes hospitalizados sofreram eventos adversos (EA) durante os cuidados prestados na internação;
- Dois terços desses eventos poderiam ter sido evitados;
- 14% dos eventos adversos resultaram em óbito.
O reconhecimento de que esses EA eram causados por falhas assistenciais prestadas despertou a comunidade da área de saúde a buscar métodos para reduzir a ocorrência dessas falhas. Essa busca definiu que os erros poderiam ser reduzidos pelo redesenho do sistema.
Em 1999, com a publicação do Relatório “Errar é Humano, o problema da falta de segurança no cuidado ao paciente ganhou maiores proporções e despertou a atenção dos profissionais de saúde, do público e das autoridades.
A terminologia relacionada à Segurança do Paciente na Odonto é recente, o número de publicações sobre o tema ainda é tímido. Termos como “incidentes” e “evento adverso” são pouco conhecidos. Segue alguns conceitos básicos da Classificação Internacional de Segurança do Paciente da OMS (2009), para melhor entendimento do tema:
- SEGURANÇA DO PACIENTE – Redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde.
- DANO – Incidente não intencional que possa ocorrer durante um atendimento que não deveria ter acontecido de forma natural.
- RISCO – Probabilidade de um incidente ocorrer.
- INCIDENTE – Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.
- CIRCUNSTÂNCIA – Incidente com potencial de dano ou lesão.
- NEAR MISS – Incidente que não atingiu o paciente.
- INCIDENTE SEM DANO – Incidente que atingiu o paciente, mas não causou danos.
- EVENTO ADVERSO (EA) – Incidente que resultou em dano ao paciente (danos não intencionais decorrentes da assistência e não relacionadas à evolução natural da doença de base).
Os serviços de saúde são considerados ambientes complexos. Especialmente na Odontologia, onde a realização de procedimentos em qualquer especialidade pode expor o paciente a um risco.
Pensando nisso, a Unimed Odonto abriu um canal de comunicação, exclusivo ao prestador, para que ele possa notificar a ocorrência de um dano durante um atendimento de forma sigilosa e voluntária. A equipe da Unimed Odonto vai coletar a informação, analisar e se necessário, conversar com as partes envolvidas.