Assine nossa Newsletter
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
  • Cooperativismo
  • Antifraude
  • Inovação
  • Saúde
  • Nossos especialistas
  • Reconhecimento
  • Produtos
  • + Conteúdos
    • Espaço do Médico
    • E-books
    • Notícias
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Covid-19
    • Colunistas
    • Eventos
    • Relatório de Sustentabilidade
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Seguros Unimed
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Espaço do Médico

Como o bom atendimento ajuda a manter o consultório no azul

Equipe Conexão por Equipe Conexão
24 de fevereiro de 2017
0
Como o bom atendimento ajuda a manter o consultório no azul
Share on FacebookShare on Twitter

Muita gente acha que o bom resultado financeiro de uma clínica ou consultório vem exclusivamente do caixa. Mas isso não poderia ser menos verdade: o olhar cuidadoso sobre o atendimento ao paciente é tão importante quanto a gestão financeira.

“Não há como ter sucesso financeiro na área da saúde se não nos atentarmos para o atendimento, que é a busca incessante e permanente da experiência do paciente”, explica Teresa Uras Belém, professora do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi.

Essa experiência não engloba apenas o que acontece dentro do consultório, mas um conjunto complexo de fatores, que vão desde o espaço oferecido para estacionamento até a temperatura do ambiente. Para Plínio Tomaz, especialista em marketing e administração hospitalar, as clínicas com melhores resultados financeiros são, necessariamente, as que enxergam o todo.

“Quando o processo todo é memorável em termos de resolutividade, atendimento humano e ambiente, cria-se uma força natural de atração ao paciente”, explica o profissional. Se tiver suas expectativas atendidas ou superadas, a pessoa passa, então, a confiar no profissional, buscá-lo em outras ocasiões e indicá-lo a quem conhece.

Esse quadro cria a chamada reputação do local: que é o ponto chave para o seu crescimento consolidado e sucesso financeiro a longo prazo. “A reputação se constrói com o tempo, pelo ‘boca a boca’ das pessoas. Ela é o resultado de um conjunto de experiências memoráveis”, diz Plínio.

É sempre importante ter em mente que um episódio negativo influencia o paciente de maneira muito mais intensa e definitiva do que um que atenda às suas expectativas. Ou seja, se o atendimento não agradar, ele não apenas deixará de voltar, mas passará a criticar aquele local. Na saúde, essa característica é ainda mais marcante, visto que a área lida com um público mais fragilizado e sensível às adversidades.

Outro fator que não pode ser desconsiderado é o potencial de disseminação das opiniões no mundo atual, que permite que as boas e más experiências dos pacientes sejam compartilhadas com uma quantidade imprevisível de usuários. “As pessoas nunca tiveram tanto poder de transmitir sua mensagem. Qualquer que seja o tamanho de sua influência nas redes sociais, por exemplo, a opinião de um paciente poderá ser ouvida e propagada”, explica Teresa.

Por isso, é imprescindível uma atenção cuidadosa e constante ao atendimento. “Devemos ficar atentos aos detalhes mínimos de como está sendo a experiência do paciente e buscar meios de satisfazê-lo”, explica Teresa. E os profissionais garantem: empatia é o segredo para isso. Saber ouvir, entender a colocação do outro e demonstrar um interesse genuíno no que ele está dizendo são medidas essenciais para o bom atendimento e, consequentemente, sucesso financeiro de um local.

Tags: atendimentoConsultaConsultórioFinançasGestão de ConsultórioGestão de QualidadePacientesRelação médico-pacienteRelacionamento
Equipe Conexão

Equipe Conexão

A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

Veja também esses posts

Dia Mundial da Segurança do Paciente

Dia Mundial da Segurança do Paciente

15 de setembro de 2023
1.5k
Identificação da osteoporose em exames de imagem em odontologia

Identificação da osteoporose em exames de imagem em odontologia

10 de agosto de 2023
1.8k
O que é segurança do paciente?

O que é segurança do paciente?

30 de junho de 2023
1.6k
Mais uma dose? Sim, por favor!

Que tipo de líder você é?

5 de janeiro de 2023
1.6k
Avançar post
Como o atendimento adequado pode gerar boa reputação para o consultório

Como o atendimento adequado pode gerar boa reputação para o consultório

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Confira as Unimeds sorteadas na Promoção Viva Vida deste ano

Confira as Unimeds sorteadas na Promoção Viva Vida deste ano

por Time Conexão
11 de outubro de 2025
0
2.3k

Com mais de 15,2 mil cupons gerados no critério de Fidelidade e 19,1 mil no critério de Vendas Novas, o...

Saiba como se tornar acionista da Seguros Unimed

Saiba como se tornar acionista da Seguros Unimed

por Time Conexão
17 de outubro de 2025
0
1.7k

Os acionistas e integrantes do Sistema Unimed têm a oportunidade de ampliar sua participação na Seguros Unimed, ou tornar-se novos...

Projeto de IA da Unimed Belo Horizonte é o Case do Ano do Inova+Saúde 2025

Projeto de IA da Unimed Belo Horizonte é o Case do Ano do Inova+Saúde 2025

por Time Conexão
11 de outubro de 2025
0
1.7k

O projeto “Recomendação de Imunobiológicos por Inteligência Artificial” rendeu dois títulos para a Unimed Belo Horizonte no Inova+Saúde 2025: Case...

Inova+Saúde: te esperamos no anúncio das campeãs, nesta sexta-feira (10)!

Inova+Saúde: te esperamos no anúncio das campeãs, nesta sexta-feira (10)!

por Time Conexão
6 de outubro de 2025
0
1.6k

Faltam apenas quatro dias para as campeãs do Inova+Saúde 2025 serem conhecidas. O anúncio será realizado pela Seguros Unimed, na...


Ajuda

  • Perguntas Frequentes
  • informações Regulatórias

Mais informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade

Aplicativos

  • Super App
  • Playlist Gravidez

Canais de Atendimento

  • Ouvidoria: 0800 001 2565
  • SAC: 0800 016 6633 opção 6
  • Formulário Fale Conosco
  • Formulário de Ouvidoria

Unimed Seguradora S.A. 92.863.505/0001-06 Copyright @ 2001-2021

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • + Contéudos
    • Cooperativismo
    • Saúde
    • Inovação e Tecnologia
    • Espaço do Médico
    • Covid-19
    • Gestão e Finanças
    • Inova + Saúde
    • Colunistas
    • Eventos
    • E-books
    • Relatório de Sustentabilidade

© 2018 Seguros unimed