A Ouvidoria da Seguros Unimed fechou o ano com 94,2% de efetividade. Ou seja, a cada 100 clientes atendidos em 2023 pela área, 94 ficaram satisfeitos e não recorreram ao auxílio de órgãos externos para resolver suas demandas. E o sucesso desse trabalho estará representado por Silas Rivelle Jr, Ouvidor da Companhia, no webinar da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). É nesta quarta (27), às 11h, no Zoom, com transmissão pelo YouTube (inscreva-se aqui).
“O setor foi instituído há 18 anos, com destaque para três objetivos fundamentais em sua essência: ser o representante dos consumidores dentro da Seguradora; ser uma ferramenta estratégica de melhoria de processos; e contribuir com a redução da judicialização e dos conflitos administrativos. Em 2023, foram 20,5 mil atendimentos”, informou ele, que também é presidente da Comissão de Ouvidorias da CNSeg.
Melhorias e conexão
No início do ano passado, inclusive, o time de atendimento do 0800 001 2565 — exclusivo da Ouvidoria e, antes, alocado na Central de Relacionamento da Seguradora —, passou a atuar sob a gestão da área de maneira ainda mais conectada. O objetivo é aprimorar o contato inicial dos beneficiários que procuram o setor, auxiliando na resolução das demandas, além de manter o percentual de efetividade elevado.
“A Ouvidoria tem um papel fundamental como ferramenta estratégica para melhoria de processos. É nesse primeiro contato que dados e informações importantes são obtidas para a resolução assertiva das demandas. Seguimos inovando com foco no cliente, para gerar uma experiência positiva aos beneficiários”, disse Rivelle, ao lembrar a recertificação em Ouvidoria de Excelência recebida da Unimed do Brasil (período 2022/2024).
Time de especialistas
O evento marcará a celebração pelos dias Internacional do Consumidor e do Ouvidor, comemorados em 15 e 16 de março, respectivamente. Ele falará ao lado de mais cinco palestrantes renomados do setor. Entre eles, Ricardo Morishita, professor de Direito do Consumidor na Escola de Direito de Brasília; e Ana Paula de Almeida Santos, diretora de Sustentabilidade e Relações de Consumo da anfitriã.
Os especialistas convidados irão compartilhar sobre a posição-chave do profissional ouvidor na estratégia de inovação das empresas e no desenvolvimento de produtos que contemplem as necessidades do consumidor. “A Ouvidoria deve sempre atuar com acolhimento, esforço e empenho nas tratativas, destinando-as a um atendimento de qualidade, transparente e efetivo”, finalizou Silas Rivelle Jr.
Reconhecimento
Na última quinta (21), inclusive, ele entrou para o “Hall da Fama da Ouvidoria/Ombudsman”. O anúncio foi durante o Prêmio Ouvidoria/Ombudsman Brasil 2023, promovido pela Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec). Na ocasião, quatro representantes do maior sistema médico cooperativista do mundo receberam reconhecimentos: Unimed do Brasil, Unimed Londrina e Unimed Curitiba (melhores cases); e Unimed São José do Rio Preto (menção honrosa).
Confira os canais de acesso à Ouvidoria da Seguradora do Sistema Unimed no site oficial.

















