Manter um relacionamento próximo ao cliente, dentro das normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), rendeu mais uma marca positiva à Seguros Unimed: o alcance de 99,6% do índice de Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), resultando em mais de 2,035 milhões de atualizações cadastrais. Isso significa que a Seguradora tem um banco de dados extremamente atualizado e protegido.
“Chamamos de dados estratégicos porque eles nos ajudam a atingir o cliente para que o mesmo receba um melhor conteúdo de seus produtos, da nossa carteira de saúde. São mais de 600 mil vidas e mais de 2 milhões de atualizações, porque cada cliente pode atualizar seu e-mail, telefone e assim por diante. Isso faz com que a gente tenha, junto à ANS, uma projeção e um destaque”, explicou Márcio Almeida, diretor de Clientes e Técnica e Atuarial da Companhia.
Por meio do SIB, as operadoras de planos privados de saúde do País enviam à agência reguladora, mensalmente, dados de vínculos de beneficiários aos planos, incluindo a movimentação de inclusão, alteração e cancelamento desses vínculos. “Reconhecidamente, a ANS nos enxerga como uma das empresas que mais evoluiu na atualização de cadastro e isso é muito bom”, afirmou Márcia Fernandes, superintendente de Gestão do Cliente da Seguros Unimed.
O alcance foi graças a um projeto iniciado há pouco mais de um ano. Por meio dele, os novos clientes (novas vendas) e aqueles que renovaram com a Seguros Unimed — de produtos de saúde e/ou odontológico — receberam a carteirinha com um adesivo, solicitando a atualização cadastral para garantir o desbloqueio da mesma por meio do Super App, do site ou da Central de Relacionamento, via contato telefônico. Isso possibilitou um cadastro positivo, operante e atualizado.
“Somos uma empresa que, basicamente, vende para pessoa jurídica. Então, às vezes, o cliente não fornecia seu número de telefone, deixava em branco, ou colocava o número do corretor. Por meio do aplicativo, do site, ou da nossa central de relacionamento, ele pode fazer o desbloqueio e, nesse momento, a confirmação dos seus dados. É uma relação que fica muito mais transparente, porque ele pode, a qualquer momento, realizar sua atualização de cadastro”, enfatizou Márcia.
Segurança e transparência
Ainda de acordo com a superintendente de Gestão do Cliente, esse set mínimo estabelecido por sua área — com atualizações que vão desde o endereço físico, até o endereço digital de e-mail — são importantes para a Companhia poder prestar um serviço melhor e para o cliente ter a certeza no vínculo que possui com a Seguros Unimed. “Para a LGPD é um avanço, porque a qualificação faz com que o cliente tenha segurança em receber informação diretamente da Seguradora, sem intermediários”, completou.
Próxima etapa
Segundo Wilson Soares, gerente da área de Emissão e Faturamento, responsável direto pelo projeto, o próximo passo é horizontalizar cada vez mais essa atualização cadastral. “Para o futuro, estamos horizontalizando essas informações. Então, todo cliente que possui saúde e odonto, com um único contato, ele já consegue atualizar os dois produtos que possui. A ideia é, em 2022, estender para os produtos de Susep (residencial, vida, previdência), que também são bem importantes”, pontuou.