A Unimed foi um dos grandes destaques da publicação do Laboratório de Inovação sobre Experiências em Atenção Primária na Saúde Suplementar deste ano. A iniciativa é promovida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Dos 12 projetos escolhidos para representar as melhores iniciativas dentro da Atenção Primária, sete vieram de unidades da Unimed. A publicação visa identificar, reconhecer e valorizar os inscritos que trouxeram impactos positivos ao sistema de saúde suplementar.
Um desses selecionados pelo laboratório foi o “Novo Modelo Assistencial Baseado na APS – Assistência Primária à Saúde” da Unimed Florianópolis. A proposta busca atuar no cuidado centrado na pessoa, de forma segura, com base na equidade, eficiência e eficácia, integrando ações de promoção à saúde e valorizando princípios como acesso, integralidade, longitudinalidade e coordenação do cuidado. O projeto tem atuação na carteira do plano Unimed Fácil, responsável por 55% (1.374 vidas) dos beneficiados da unidade.
Iniciada com um pré-projeto em 2013 e efetivada em 2016, o modelo de APS teve como uma base um amplo estudo de modelos implantados no Brasil e na Europa para alcançar uma proposta adaptável às necessidades da unidade. O modelo conta com equipes formadas por dois médicos de família e dois profissionais de enfermagem, visando melhorar as iniciativas de prevenção, monitoramento, proximidade ao paciente, diminuir o número de consultas desnecessárias e aumentar a adesão aos exames preventivos.
A ideia funciona da seguinte maneira. Um paciente faz a sua primeira consulta no ambulatório com o médico da família. Após este contato, o cliente é convidado pelo médico a participar de um painel de monitoramento, onde estarão concentrados os dados desta pessoa. Um dos pontos fortes desse contato é que a avaliação prévia do profissional colabora para que o paciente, de acordo com o seu perfil, seja encaminhado aos programas específicos de promoção à saúde da unidade, que contam com o atendimento de equipes multidisciplinares.
O procedimento colabora para que as consultas marcadas sejam mais bem direcionadas, fazendo com que cada caso seja encaminhado direto para o especialista.

Para melhorar o acesso dos clientes aos médicos da família, a Unimed ofereceu horários exclusivos para a carteira Unimed Fácil com intuito de melhorar o fluxo de atendimento e a relação direta entre pacientes e médicos. Por meio deste sistema, a Unimed Florianópolis conseguiu reduzir o tempo de espera para as consultas eletivas na Atenção Integral à Saúde de três para um dia útil.
A partir do momento em que o cliente aceita o convite do médico para participar do modelo de APS, além de ser incluído no painel de monitoramento, ele também recebe orientações sobre o funcionamento do programa e acesso à equipe de saúde por meio de contatos exclusivos por e-mail e telefone.
Como resultado desta atuação no monitoramento e orientação dos pacientes, já foi percebido uma maior adesão na realização de exames preventivos como a mamografia. Por consequência também houve uma melhoria no controle e rastreamento de condições de risco dos clientes.
De acordo com os dados divulgados pelo Unimed Florianópolis, entre 2015 e 2017, 68% das mulheres, dentro da faixa etária entre 50 a 69 anos, que participam do monitoramento fizeram mamografia. Já no grupo de mulheres não monitoradas, apenas 12% fizeram o procedimento.
Outro exemplo foram os exames de densitometria óssea, cuja meta era alcançar 80% das mulheres acima de 65 anos participantes do programa, e os resultados alcançaram 81% das beneficiárias entre os anos de 2015 e 2017.
Desde 2004, a ANS e a OPAS/OMS estimulam as operadoras à desenvolverem e reavaliarem as suas organizações no sentindo de melhorar a assistência aos usuários, redirecionando o modelo tradicional do cuidado na doença para um modelo de práticas do cuidado integral, ou seja, com atenção voltada não apenas no tratamento de qualquer enfermidade, mas na prevenção na qualidade de vida. O Laboratório de Inovação sobre Experiências em Atenção Primária na Saúde Suplementar foi criado para reconhecer estes projetos como exemplos a serem seguidos no país.


















