Você, provavelmente, sabe que o atendimento humanizado deve ser prioridade de hospitais, clínicas e consultórios. Para conquistá-lo, é possível tomar uma série de medidas, uma delas é promover a diversidade tanto no corpo clínico quanto entre os demais funcionários.
Uma equipe diversa inclui membros com diferentes crenças, ideias, origens e formação. Envolve homens e mulheres de várias orientações sexuais, raças, etnias, identidade de gênero e background social.
“A empresa que consegue trabalhar a diversidade cultural de todos os âmbitos, desde idade e gênero até formação acadêmica e origem, vai potencializar seu olhar criativo, analítico e sensível”, defende a psicóloga Patrícia Estrela.
Por que incentivar a diversidade em sua clínica?
Um levantamento da consultoria McKinsey mostrou que empresas com diversidade racial e étnica possuem possibilidade de rendimentos 35% maior do que empresas sem essa diversidade. A mesma consultoria fez outro estudo que apontou que empresas com mulheres na liderança lucram 21% a mais.
Existem alguns motivos que explicam essas melhorias. Um deles é a empatia – tão necessária no atendimento humanizado. “Gostamos de ser atendidos por pessoas que entendam de verdade nossas necessidades, e uma equipe que seja composta por pessoas de gêneros, raças e crenças diversas dará aos seus semelhantes um atendimento que entenderá, como quem vive as mesmas dificuldades, as necessidades de cada um”, defende Ricardo Veríssimo, consultor de carreira e palestrante.
“Um atendimento livre de preconceitos, feito por pessoas que vivem a mesma realidade, sofrem os mesmos preconceitos da sociedade, pode ser um alento e potencializador de cura do paciente”, completa.
Essa sensação de similaridade também pode ser útil na hora de atrair novos pacientes. É compreensível que uma mulher se sinta mais à vontade sendo atendida por uma mulher – o mesmo com negros, indígenas e outras minorias.
Essa empatia também se espalha entre a equipe, podendo até mesmo aumentar a produtividade. “Quando sou capaz de acolher aquele que tem um perfil diferente do meu, com habilidades ou competências diferentes e complementares às minhas, posso fazer com que minha empresa seja mais forte e completa. Isso se reflete na equipe, e o paciente vai sentir”, defende Cynthia Lemos, psicóloga empresarial e coach na Grandy Desenvolvimento Humano.
Como incentivar a diversidade em sua clínica?
O primeiro passo é entender o contexto em que você está inserido. “Vivemos em um país diverso por natureza e deixar de usar esse fator em seus negócios pode fazer com que você perca muitas oportunidades. É comum mantermos relacionamentos comerciais com pessoas semelhantes, mesmo que inconscientemente, tendemos a fazer uma panelinha na hora de contratar pessoas ou fazer parcerias de negócios”, comenta Veríssimo.
Com este pensamento, você estará apto a identificar os dados de diversidade entre suas equipes e clientes. Qual é o percentual de mulheres? Elas ocupam cargos de liderança? E negros? E transsexuais? Isso ajudará a definir a necessidade de recrutamento e seleção de colaboradores que proporcionem diversidade.
O trabalho em prol da diversidade também deve acontecer entre aqueles que já são membros do seu time – eles devem estar aptos a oferecerem um atendimento que respeite a diversidade, sem preconceitos.
“Um dos maiores erros em uma empresa é acreditar que as pessoas sabem quais são suas regras, metas e necessidades. É preciso informar e educar”, finaliza Veríssimo.
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