
A segurança dos pacientes sempre foi primordial para o Hospital São Domingos Unimed (HSDU). Mais do que cuidado e eficiência, a unidade preza pela prestação de serviço humanizado e de qualidade. E o reconhecimento dessa importante prática veio com a obtenção do certificado de Alta Conformidade no processo de Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em ampla reestruturação e em busca da melhoria contínua, desde 2020, a unidade hospitalar da Unimed Uberaba (MG) vem modernizando equipamentos, adotando fluxos mais seguros, mudando estruturas e contratando profissionais altamente capacitados. O HSDU foi classificado com o conceito de “Alta Conformidade” – que significa nível de 67% a 100% – com percentual de 86% em 21 indicadores avaliados.
A Avaliação Nacional da Anvisa avalia a presença formal na instituição de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), protocolos de segurança implantados, infraestrutura, materiais disponíveis, entre outros itens, a partir de documentos e dados de auditorias enviados pelas unidades hospitalares à Agência de Vigilância. A iniciativa é feita nos hospitais do Brasil há seis anos.
Essa análise é promovida com base no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde/Anvisa (2021-2025), e no preenchimento dos dados hospitalares e documentos comprobatórios encaminhados pela instituição avaliada — para constatação das práticas selecionadas para apreciação do próprio órgão.
	    	
		    

















