A Unimed Ponta Grossa promove, na próxima semana, o 1º Fórum InterRedes de Cuidados Continuados – Uma abordagem sobre cuidados paliativos. O evento é em parceria com o Instituto Asas e as Unimeds de Cascavel, Londrina e Maringá. Ele será realizado nos dias 14 e 15 em formato online e, dia 17, haverá quatro oficinas na sede da anfitriã.
Os temas abordados serão, respectivamente: “Nos diversos pontos de vista, temos um olhar paliativo em comum”;“O que precisamos saber sobre o direito de morrer”; nos dois primeiros dias. Já na etapa presencial, os participantes irão focar em espiritualidade, aspectos jurídicos, processos de luto e comunicação.
O encontro é aberto a profissionais das diversas áreas de atuação na saúde. Para se inscrever e conferir a programação completa, basta acessar aqui. Está confirmada a presença de grandes nomes, como Luciana Dadalto, Douglas Crispim, Milena Câmara e Felipe Moraes para contribuir na formação de quem atua no cuidado centrado no paciente.
“Envolveremos profissionais de saúde, comunidade e beneficiários na melhoria da experiência para o paciente. Nossa expectativa é disseminar o conceito e, principalmente, como nos comunicamos por meio dos cuidados paliativos”, explicou Mônica Traub, gerente de Gestão em Saúde da Unimed Ponta Grossa.
Crescimento
No Brasil, apesar do aumento da discussão do tema, que tem resultado em um crescimento de cerca de 10% ao ano dos serviços, os números ainda são tímidos, sendo apenas 191 cobrindo 5% do País. No Paraná, o Sistema Unimed já conta com iniciativas sendo desenvolvidas, o que estimulou a criação do evento.
“É uma oportunidade de integrar o conhecimento teórico com a prática durante as diferentes fases do tratamento. A expectativa é fortalecer ainda mais a linha de cuidado integral e individualizado para que esse paciente possa viver com plenitude e dignidade”, ressaltou Cynthia Koehler, coordenadora médica da Gestão em Saúde da cooperativa.
Serviço
O que: 1º Fórum InterRedes de Cuidados Continuados – Uma abordagem sobre cuidados paliativos
Quando: 14 e 15 (online) e 17 (presencial)
Programação e inscrições: Sympla
















