A cozinha do Hospital Unimed Prime (HUP) recebeu o selo “Green Kitchen” 2021, certificação concedida anualmente pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Meio Ambiente (Fupam). Para ser contemplado com o selo, restaurantes e cozinhas precisam comprovar que adotam ações de sustentabilidade, higiene, alimentação natural e saúde.
Para Elaine Figueiredo, diretora de recursos próprios da Unimed Belém, o HUP naturalmente se encaixa no programa, porque foi construído com base em pilares sustentáveis. “Este selo é um reconhecimento ao planejamento sustentável que desenvolvemos muito antes do hospital abrir as portas. Hoje estamos colhendo os frutos do desempenho no processo da cozinha, um dos serviços que mais tem impacto positivo na rotina dos pacientes internados, e dos funcionários”, relatou.
A líder do serviço de nutrição da unidade hospitalar, Sueanne Pacheco, destaca que, para a obtenção do selo, a equipe passou por diversas fases. Além disso, ela pontua as características da cozinha e do atendimento que o público recebe no Prime.
“Respondemos a 51 itens que envolvem garantias de qualidade, segurança e sustentabilidade. O programa avaliou desde o armazenamento, preparo e distribuição de alimentos, até a estrutura e capacitação técnica dos colaboradores. Nossa cozinha já nasceu com o conceito de gastronomia hospitalar de alto padrão, com a utilização de louças em porcelana, uso consciente de descartáveis, manejo adequado de resíduos, coleta seletiva, entre outras práticas de sustentabilidade”, disse Sueanne.
Hoje, a cozinha do HUP conta com 84 colaboradores. Uma equipe que envolve nutricionistas, tecnólogos de alimentos, profissionais administrativos e cozinheiros. O HUP produz em média 42 mil serviços/mês atendendo a clientes internos e externos da rede própria, e conta com cardápios diversificados elaborados por nutricionistas com opções vegetarianas e outras adequações.