A Seguros Unimed lançou, em outubro, um novo aplicativo que está agilizando e mudando a relação dos segurados com a Companhia. A plataforma da Seguradora, disponível para os dispositivos com sistema Android e IOS desde o dia 18, permite a navegação pelos aplicativos Guia Médico e Reembolso, além de incorporar atividades como solicitação e acompanhamento de autorização, download de relatórios e os serviços do produto Serit. Para utilizar a ferramenta, é preciso fazer um cadastro. Contudo, os usuários de outros aplicativos da Seguros ou do portal PF estão isentos dessa necessidade, pois passaram a ter um login único.
Para aqueles que não possuem o login único, é preciso fornecer nome, e-mail, telefone e CPF, além de criar uma senha para acessar a ferramenta. Na aba de início, o usuário terá acesso a várias funcionalidades: guia médico, autorizações, prévia de reembolso, relatórios, Serit e reembolso. Selecionando a opção “Meu Plano”, haverá dados do plano e o cartão virtual. Com isso, o usuário poderá buscar por médicos e hospitais no aplicativo, com a possibilidade de ligar ou traçar rotas no mapa pela ferramenta. É possível ainda acompanhar o status das autorizações e contestá-las online.

Outra funcionalidade incorporada foi a possibilidade de solicitar reembolso no aplicativo, sem a necessidade de entregar documentos em pontos físicos. “O segurado do produto Serit também pode comunicar um sinistro e acompanhar o pedido de afastamento”, explica a gerente de projetos da Seguros Unimed, Tamara Carvalho. Atualmente, 70% dos processos de reembolso já são feitos via aplicativo. “Ter os serviços na palma da mão eleva a transparência. O processo deixa de ser burocrático. Antes, só a logística para dar entrada em um reembolso poderia demorar dois dias. Hoje, com cinco dias o reembolso está na conta bancária do segurado”, acrescenta ela.
O Seguros Unimed app começou a ser desenhado em julho, considerando como eixo norteador a melhoria da experiência do usuário. De acordo com o gerente de Desenvolvimento Digital da Seguradora, Francisco Dirceu, para garantir a efetividade da ferramenta foram realizados eventos de testes presenciais com os possíveis usuários. “Mudamos a maneira de construir aplicativos na empresa. Foram feitos testes de interatividade com os usuários, colocando eles na frente do processo”, explicou Dirceu.
O impacto da mudança já começou a ser sentido. A nota do aplicativo na Google Play Store é de 4.6, numa escala que vai até 5. Na Apple Store, o feedback é de 4.7, na escala que vai até 5. Cerca de 21 mil segurados estão usando a plataforma, que mantém uma média de acessos de 240 segurados a cada 30 minutos.
O aplicativo está alinhado com a estratégia de inovação tecnológica da Seguros Unimed. “A plataforma dá maior autonomia para o segurado e também resolutividade. A ideia é que o aplicativo consiga resolver a maior parte das demandas dele. A questão do reembolso, por exemplo, que antes era top cinco de queixas na nossa central hoje sequer aparece na lista”, acrescenta Francisco Dirceu. A ferramenta passará por melhorias contínuas, que já prevê a incorporação de novas ações, como a criação de um chat ligado ao WhatsApp.
	    	
		    

















