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Home Espaço do Médico

4 características do médico de família que são exemplares para todo profissional de saúde

Equipe Conexão por Equipe Conexão
7 de dezembro de 2018
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4 características do médico de família que são exemplares para todo profissional de saúde

Portrait of smiling male doctor. Mid adult man is wearing lab coat and stethoscope. He is holding clipboard at hospital.

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Adotar algumas práticas do médico de família e comunidade, especialidade cada vez mais procurada atualmente, ajuda a alcançar um melhor resultado junto ao paciente. Capacitado para atender pessoas desde o nascimento, esse profissional busca aliar a prática da medicina com a bagagem de quem o procura para a realização de um tratamento.

Antes de tudo, assim como o médico de família e comunidade, o profissional da saúde precisa praticar a empatia. Para José Carlos Arrojo Júnior, Médico de Família e Comunidade e Coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Santa Marcelina, é preciso criar vínculo e assistir o paciente de forma integral desde o primeiro contato.

“É fundamental tratá-lo como uma pessoa única e levar em consideração seus sentimentos, ideias e expectativas. Nesse sentido, as habilidades de comunicação são essenciais e trabalham em conjunto com uma boa formação clínica, o que permite também o olhar para o indivíduo no âmbito de sua família, da sociedade e de sua competência cultural. Ser médico de família é, antes de tudo, ser especialista em gente”, comenta.

1 – Atenda o paciente de forma integrada

Independentemente da especialização do profissional da saúde, atender o paciente de forma integrada é fundamental para o tratamento da enfermidade de forma mais eficiente. Para isso, o médico pode desenvolver um perfil mais generalista, que entenda o paciente em sua totalidade.

“O especialista domina sua área de atuação, mas também deve saber perceber e entender o paciente em sua totalidade para discernir, além do diagnóstico, o prognóstico e a indicação terapêutica. Além disso, é preciso orientá-lo em relação ao estilo de vida, cuidados com as emoções e a necessidade ou não de um acompanhamento multiprofissional que envolva outros agentes de saúde”, pontua Roberto Debski, médico e diretor da Clínica Ser Integral de Santos.

2 – Adapte-se à realidade de quem você cuida

Para conseguir tratar o paciente de forma eficiente e integrada, permitir-se ser um médico customizado e adaptado à realidade de quem cuida fará diferença no resultado final. “Isso possibilita que o médico seja extremamente resolutivo e resolva grande parte dos problemas que a ele chega, sem a necessidade de expor os seus pacientes a um cansativo percurso e exposição desnecessária pela rede de saúde”, ressalta Júnior.

3 – Comunique-se de forma eficiente

Saber se comunicar de forma assertiva e empática, associado à percepção e sentimentos compartilhados sobre a natureza do problema, aos objetivos do tratamento e do suporte psicossocial necessário faz parte de um tratamento efetivo. Assim, os pacientes tendem a se mostrar mais satisfeitos, partilham mais informações pertinentes para o diagnóstico e aderem mais tratamento.

“Geralmente, os médicos superestimam suas habilidades de comunicação. Os problemas que acontecem entre os profissionais da saúde e pacientes, que levam inclusive a processos e reclamações em órgãos de defesa do consumidor e na Justiça, se devem muito mais à própria relação profissional em si do que a problemas técnicos”, pontua Debski.

4 – Dê atenção às queixas ocultas

Outra característica essencial para um atendimento mais eficiente é entender não somente a reclamação mais óbvia que leva o paciente à consulta, mas também as queixas ocultas e que podem fazer total diferença no tratamento. Saber escutar e levar em consideração a realidade socioeconômica fará diferença no tratamento integrado.

“As queixas que habitam um olhar choroso, uma face aflita e que, por vezes, são as verdadeiras causas dos problemas de saúde, são grandes desafios. Para que se possa ser mais empático e, assim, acessar com mais profundidade o paciente, é extremamente necessário deixar nossos problemas e preconceitos do lado de fora do consultório, utilizar do recurso do toque que acolhe, da escuta qualificada e, principalmente, transmitir a sensação de ‘estamos juntos’ e de que o percurso terapêutico a ser seguido não será solitário, mas feito lado a lado”, conclui Júnior.

Tags: Cuidado Humanizadomédico de famíliaRelação médico-pacientetratamento médico
Equipe Conexão

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A equipe do Conexão é formada pelos colaboradores do Marketing da Seguros Unimed em cooperação junto com a área de Comunicação e os parceiros Finanças Femininas e GPES(Centro de Especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde).

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