Trabalhar em um ambiente com pessoas de diferentes gerações traz inúmeros benefícios, mas também pode gerar um embate de ideias, capaz de prejudicar o trabalho em equipe e até mesmo no atendimento ao paciente. Construir uma boa relação de trabalho, sem ruídos na comunicação, é o primeiro passo para conquistar uma clínica ou consultório com um time bem alinhado e parceiro no dia a dia.
Para evitar esse tipo de conflito, é importante que o jovem profissional da saúde saiba conviver, perguntar e ouvir a opinião de um médico mais experiente. Isso também se aplica ao contrário, quando um especialista com uma carreira mais longa aprende com as novidades do mercado de trabalho.
“Ou seja, a contribuição entre uma visão mais jovem e uma mais experiente se torna muito importante para gerar resultados mais efetivos. Cada um tem seus pontos fortes e os que ainda precisam ser desenvolvidos. Para a clínica, por exemplo, não é saudável criar um clima de competição de qual grupo tem mais conhecimento, e sim conduzir maneiras de como cada um pode contribuir da forma mais efetiva juntos”, comenta a especialista em Recursos Humanos, Lilian Cidreira.
Mantenha uma cultura favorável à troca de experiências
A interação de jovens e profissionais com mais tempo de carreira no mercado de trabalho é uma atitude saudável para ambos e tornou-se mais comum nos últimos anos. Isso se deve à maior expectativa de vida e à vontade que os seniores têm de participar mais ativamente de suas funções. Para que esse convívio não se torne nocivo à organização e aos pacientes, é importante construir uma cultura favorável a essa troca.
“É fundamental fomentar momentos em que se possa ouvir e conhecer experiências de um profissional sênior e ao mesmo tempo dar espaço às ideias de um profissional mais jovem. Isso vai fazer com que essas percepções diferentes agreguem e ajudem na construção coletiva de um bom trabalho”, pontua Lilian.
Quando o assunto é saúde, torna-se fundamental desenvolver uma sintonia entre a equipe, voltada para o bem-estar do paciente. Nesse quesito, ambas as gerações têm algo a contribuir, seja com a experiência dos mais seniores ou com a interação dos mais jovens com o que foi descoberto recentemente.
“Considerando que todo profissional de área médica, mais do que qualquer outra esfera, deve reunir características de humanidade, responsabilidade e comprometimento, todas as faixas etárias podem se complementar a fim de obter melhores resultados como equipe”, ressalta a especialista em Recursos Humanos e CEO da UNIVERSG Consultoria & Serviços, Sonia Garcia.

Mantenha sempre uma boa comunicação entre a equipe
Em um cenário com divergências de gerações, é primordial manter uma boa comunicação entre a equipe. Ter políticas claras e o máximo de integração entre os profissionais de cada geração apenas trará benefícios para a clínica ou consultório e, principalmente, para os pacientes. De acordo com Sonia, a melhor prática a seguir é a criação de métodos e processos padronizados.
“Assim, cada profissional poderá ter um guia para que os atendimentos não tenham grande diferenciação. É óbvio que as características pessoais de cada um sempre interferem na conduta de tratamento pessoal. Porém, se houver uma metodologia clara e objetiva, todos terão uma linha geral a seguir”, esclarece.
“Em situações onde já ocorrem problemas de comunicação entre os jovens e seniores, o ideal é que a empresa tenha o auxílio de um profissional de recursos humanos ou alguém que faça o papel de mediador. Assim, é possível diminuir o ruído e melhorar a comunicação e o relacionamento entre os dois”, conclui Lilian.


















