Em comemoração ao sexto ano de criação do Canal de Orientações e Denúncias da Seguros Unimed, o presidente da Seguradora, Helton Freitas, reforçou a sua importância para o engajamento de todos, de modo a contribuir para a ética como forma de fortalecer a cultura de integridade na empresa. “A ética é um dos fundamentos da Seguros Unimed. E o Canal de Orientações e Denúncias é essencial para isso, pois está alinhado à nossa cadeia de valor e à matriz de riscos”, reforçou o executivo.
Conduzido pela área de Governança, Riscos e Compliance, o Código de Conduta está consolidado no Programa de Integridade da Seguradora, e é considerado referência no mercado. Ele fortalece o compromisso da Companhia de crescer com sustentabilidade. É ele que guia todas as ações corporativas da Seguradora. Sua primeira versão foi implantada em 2015, junto ao Comitê de Integridade, que tinha como objetivo divulgar os princípios, valores e normas que regem os negócios da companhia. Segundo Freitas, após a criação do Programa de Integridade, foi implementada a capacitação das lideranças e dos colaboradores em governança corporativa, e todos os processos foram certificados, à proporção em que a gestão de riscos ia sendo aprimorada.
Como resultado de todo este trabalho, a Seguros Unimed conquistou o Selo Pró-Ética da Controladoria Geral da União (CGU), nos ciclos 2020-2021 e 2022-2023. O Selo Pró-Ética é uma iniciativa que busca fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.
“Este é um reconhecimento público às companhias comprometidas com a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude”, disse Freitas.
Sobre o Canal de Orientações e Denúncias
O Canal de Orientações e Denúncias da Seguros Unimed é um importante pilar do Programa de Integridade da Companhia. Ele é uma ferramenta que contribui para a ética e transparência, onde todas as denúncias são tratadas com sigilo e os seus denunciantes não ficam sem respostas. O grau de confiança e resolutividade tem sido alto: em 2023, 88% das ocorrências foram resolvidas, e 63% delas não foram anônimas, embora não haja obrigatoriedade de identificação. A gestão do Canal é feita pela Aliant, única consultoria que conquistou seis vezes consecutivas o Selo Pró-ética, o que confere ainda mais segurança no processo.
Para assistir ao vídeo com a mensagem do presidente, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ZBrbFdiP0S0&feature=youtu.be
Para saber mais sobre o Programa de Integridade acesse: https://www.segurosunimed.com.br/etica-e-integridade
Identificou alguma prática em desacordo com o Código de Conduta da Seguros Unimed, acesse o Canal de Orientações e Denúncias, clique aqui: https://canalconfidencial.com.br/segurosunimed/