
O 29º Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar) reuniu lideranças do ecossistema para abordar “Valor em saúde: do conceito à prática”, na última semana, em Foz do Iguaçu. O objetivo foi discutir o equilíbrio entre a satisfação e a experiência do cliente. Leonardo Boesche, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná (Sescoop/PR), falou sobre o “Programa ESG+Coop”.
“O programa tem o objetivo de medir o quanto a sustentabilidade está sendo efetiva nas cooperativas, unindo questões econômicas/financeiras com o ESG, alinhados ao mercado, e fazendo sentido para a cooperativa”, explicou. Além disso, tem como objetivo secundário certificar aquelas com premissas sobre atendimento, modelo cooperativista e transparência”, destacou.

Exemplos de sucesso
Na edição deste ano, o Suespar teve a apresentação de cases de 11 Unimeds: Apucarana, Cascavel, Costa Oeste, Francisco Beltrão, Noroeste do Paraná, Oeste do Paraná, Paranavaí (foto acima), Pato Branco, Ponta Grossa, Regional de Campo Mourão e Regional Maringá. Todos com soluções multidisciplinares em áreas não médicas que geram valor em saúde.
Na ocasião, inclusive, a Unimed Nacional também mostrou o Programa do Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas (InovaHC), apresentado por Dante Lopes, gerente de Inovação da operadora. Ele representou, ainda, a Tronko, célula de empreendedorismo e inovação da UN.















