Existe a crença de que bons líderes nascem com esse dom. De fato, há aqueles que possuem uma facilidade nata para ocupar postos de liderança. Porém, felizmente, é possível desenvolver essa habilidade, basta ter interesse em buscar informações, flexibilidade para mudar conceitos e persistência para treinar dia após dia.
“O líder ideal é aquele que atua de forma participativa. Ele permite, escuta, dá a voz e abertura para que os funcionários ajudem na construção das decisões. Quanto mais a equipe se envolve, maior é o seu comprometimento”, diz Vagner Sandoval, professor de gestão de pessoas, liderança e inovação da IBE-FGV, palestrante e coach.
Para ajudar a desenvolver essas habilidades, é possível buscar cursos voltados para gestão e liderança, assim como passar por processos como o coaching, que aprimoram o autoconhecimento e as competências necessárias para ser um bom líder. A seguir, veja pontos importantes para engajar a equipe do consultório ou clínica e obter melhores resultados.
- Seja o exemplo
É natural do ser humano repetir padrões de comportamento, assim como acontece com os filhos, que muitas vezes se espelham e se comportam como os pais. “No meio corporativo não é diferente. Os liderados tendem a seguir o que é feito pelo líder e não o que é dito por ele. Sendo assim, o que o líder fala e como ele se comporta perante os liderados deve ter profunda congruência”, orienta José Roberto Marques, Master Coach e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
- Comunique-se
Quando não há comunicação entre líder e equipe, os problemas não vêm à tona para serem resolvidos – e, quando isso acontece, já podem ter causado um grande estrago. Não é preciso fazer reuniões extensas: “É preciso criar canais de comunicação, como quadros de gestão visual onde colocamos todas as informações estratégicas. O líder pode conduzir uma pequena reunião diária em frente ao quadro para apontar o que aconteceu naquele dia”, explica Sandoval. Assim, todos os membros do time estarão sempre na mesma página.
- Dê o feedback adequadamente
O ato de informar os funcionários sobre seu desempenho, seja ele positivo ou negativo, é vital para que o líder desenvolva sua equipe. Enquanto alguns esquecem de elogiar o liderado em caso de uma atitude de sucesso – o que é um erro, pois o reconhecimento é fundamental para a motivação -, outros não sabem como dar o feedback negativo.
“Nessas situações, o líder tem que transmitir sua percepção e as correções para os colaboradores, mostrando a eles a importância da maturidade para compreender que as críticas construtivas são muito importantes, pois com elas você tem a oportunidade de melhorar a qualidade do seu trabalho”, aponta Sérgio Dias, consultor do Sebrae e economista.
- Tenha empatia
A capacidade de se colocar no lugar do outro é crucial para ser um líder de sucesso. Um bom exemplo de como essa característica se manifesta é na hora de dar um feedback. “Como você se sentiria se estivesse na cadeira do funcionário ouvindo tudo o que você disse? O que seu tom de voz, expressões faciais e o que falou lhe provocaria? O tratamento a cada membro da equipe deve ser customizado da mesma forma que se faz com os clientes, pois cada um está vivendo um momento de sua vida”, finaliza Sandoval.