
“A falta de esclarecimento sobre o mutualismo é um ponto-chave que precisa ser abordado’’, disse Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, no Seminário Nacional Jurídico, Atuarial, Financeiro, Contábil e Regulatório. A 31ª edição reuniu dirigentes e especialistas das áreas do Sistema Unimed, nessas quarta e quinta (21 e 22), em São Paulo, para promover discussões sobre os temas dentro do cooperativismo.
“O mutualismo permite que as pessoas compartilhem os custos de eventos imprevisíveis, minimizando o impacto financeiro individual’’, declarou Freitas na abertura do evento. “Para assegurar o bom funcionamento do mutualismo em seguros e planos de saúde, é fundamental que os membros do grupo compreendam os termos, condições, custos e coberturas oferecidas’’, completou.

Parceria de milhões
Freitas, inclusive, destacou a importância da participação das Unimeds na venda direta de produtos e serviços da Seguradora da marca aos seus clientes. Somente nos últimos dois anos, a Companhia pagou mais de R$ 85 milhões em comissionamento às parceiras que compraram e/ou venderam seus produtos — seguros, planos odontológicos — e a complementação dos planos de saúde por meio do modelo “guarda-chuva”.
“Grande parte de nossos clientes, cooperados e até cooperativas compra seguros de concorrentes e de grandes bancos, por exemplo. Por que não incentivar que o dinheiro circule dentro do nosso próprio ecossistema? Lembrando, ainda, que muitas cooperativas são acionistas da Seguradora e podem usufruir de seus bons resultados. Mais uma vez, o conceito do mutualismo sendo aplicado”, enfatizou o presidente da Seguros Unimed.

Sobre o Seminário
Organizado pela Unimed do Brasil, o encontro foi uma oportunidade para a discussão de assuntos que impactam no dia a dia das cooperativas. Também participaram da abertura os presidentes: Omar Abujamra Junior (Unimed do Brasil), Luiz Paulo Tostes Coimbra (Unimed Nacional), Adelson Severino Chagas (Unimed Participações) e Eduardo Ernesto Chinaglia (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo – FESP).
	    	
		    

















